Classificação de Produtos de Origem Vegetal

Produtos Vegetais classificados no Piauí:


A classificação vegetal é a forma segura de avaliar a qualidade de um produto com vistas à comercialização.


Permite selecionar produtos para diferentes usos, estabelece parâmetros para definir e diferenciar os preços, recompensa com preço justo produtos de melhor qualidade e apresentação, elimina divergências na negociação e ainda, impede a comercialização de produtos inadequados ao consumo humano.


A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí – ADAPI está credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para executar a classificação de produtos vegetais, subprodutos ou resíduos de valor econômico que são destinados à alimentação humana.


Os técnicos da ADAPI examinam tamanho, presença de defeitos, fungos, insetos vivos e sementes tóxicas seguindo padrões oficiais estabelecidos pelo Ministério.


São classificados arroz, feijão, milho, soja, trigo, milho de pipoca, e outros produtos que possuem padrões oficiais.


Relação de Produtos Classificáveis (POC)


Amostra


Para solicitar a classificação, o interessado deve enviar 4 amostras, de no mínimo 1kg cada uma, devidamente identificadas e lacradas. A amostragem deve ser em quantidade representativa do lote obedecendo a legislação específica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Cabe ao coletor a responsabilidade cívil da amostra.



Informações:

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí – ADAPI – Rua 19 de novembro, n°1980, Bairro da Esperança. Tel (86) 3221-9225.

Secretaria de Desenvolvimento Rural do PI – SDR - Rua João Cabral, S/N, Bairro Pirajá. Tel (86) 3216-6518


Olivon Mendes Leal - Gerente de Classificação Vegetal


SIAPEC/ADAPI
E-GTA
Logomarca PGA
Logomarca MAPA
Logomarca Embrapa
Logomarca SDR
Logomarca EMATER
Logomarca OIE
Logomarca IPPC
Logomarca SICONV
Acesso à Informação