Timbre
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA

DEPARTAMENTO DE SAÚDE ANIMAL

 

Nota Técnica nº 14/2023/DSA/SDA/MAPA

Processo nº 21000.040043/2023-01

INTERESSADO: DEPARTAMENTO DE SAÚDE ANIMAL - DSA

Assunto: Novos casos de infecção pelo  vírus da influenza aviária H5N1 em aves silvestres nos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, Brasil.

 

O Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (DSA/SDA/Mapa) confirmou dois novos focos de infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil, um em Nova Venécia, ES, envolvendo a espécie Thalasseus maximus, conhecida como trinta-réis real, e outro em São João da Barra, RJ, na espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida como trinta-réis de bando (figura 1).

 

Esses novos focos serão comunicados à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) em informe de seguimento, conforme as regras definidas pela organização.

 

As investigações e colheita de amostras foram realizadas pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF/ES) e pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro (SEAPPA/RJ) conforme ações previstas no plano de vigilância de influenza aviária.

 

As amostras foram processadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA/SP), reconhecido pela OMSA, desde 2016, como referência internacional em diagnóstico de influenza aviária. O diagnóstico foi confirmado como IAAP H5N1 nos dias 19 e 20 de maio de 2023, para os casos do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, respectivamente.

 

O IDAF/ES, a SEAPPA/RJ e o MAPA já estão adotando os procedimentos técnicos relacionados a essas novas ocorrências, em complementação às ações de comunicação e de vigilância que vinham sendo realizadas desde a detecção dos primeiros casos no Espírito Santo, em 15 de maio de 2023.

 

A população em geral e os criadores de aves em particular devem estar atentos aos cuidados para prevenção da doença, evitando o contato direto com aves doentes ou mortas, comunicando essas ocorrências ao serviço veterinário oficial (plataforma e-Sisbravet (https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action) e reforçando as medidas de biosseguridade nos estabelecimentos de produção avícola (acesse a campanha “Influenza Aviária? Aqui Não!”).

 

Figura 1. Localização dos  focos de influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil.


 

 

ANDERLISE BORSOI

Diretora do Departamento de Saúde Animal Substituta


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ANDERLISE BORSOI, Diretor (a) do Departamento de Saúde Animal - Substituto, em 20/05/2023, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º,§ 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site: https://sei.agro.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 , informando o código verificador 28711534 e o código CRC 68DB5DF5.




Referência: Processo nº 21000.040043/2023-01 SEI nº 28711534