INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
 
EDUCAÇÃO SANITÁRIA
EDUCAÇÃO SANITÁRIA
VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA 2021
VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA 2021
 
VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA 2021 NO PI
VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA 2021 NO PI
+ Mais Galerias de Fotos...
Ocorrência de novos Focos de Mormo no Estado do Piauí.
09/09/2019 - 13:30  
  
Twitter 
Google+ 



A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí, ADAPI, vem comunicar a ocorrência de três novos focos de Mormo em equinos no Estado do Piauí.
Em 18/07/2019 foi confirmado um foco da doença em uma propriedade localizada no município de Teresina-PI. A partir dessa confirmação, a ADAPI passou a realizar a investigação dos vínculos epidemiológicos desse foco, considerando a possibilidade de transmissão do agente infeccioso, contato direto com o animal positivo, uso das mesmas instalações ou através da movimentação animal. Assim, constatamos a existência de animais em estabelecimentos nos municípios de Teresina e Altos com vínculo epidemiológico com o foco anterior. 
Frente ao exposto, procedemos a interdição e realização de testes de diagnóstico para Mormo nos equídeos desses estabelecimentos.
Através de resultado positivo no exame Western Blotting, realizado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária-LFDA em Pernambuco, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento-MAPA, datado de 03/09/2019, foram confirmados 02 (dois) novos focos de Mormo em Teresina e 1 (um) foco em Altos, totalizando a ocorrência de quatro focos de Mormo no Estado do Piauí em 2019.
A ADAPI permanece adotando as medidas de saneamento para erradicação de foco de Mormo preconizadas pela Instrução Normativa nº 06, de 16 de janeiro de 2018, que incluem a interdição da propriedade, Sacrifício dos Equinos Positivos e realização de testes de diagnóstico para Mormo no restante do plantel.
Ressaltamos que o Mormo é uma importante zoonose que acomete principalmente os equídeos (muares, asininos e equinos), portanto, toda suspeita deve ser notificada à ADAPI.

Teresina, 04 de setembro de 2019.

A DIREÇÃO.
Agência de Defesa Agropecuária do Piauí
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefone: (86) 3221-7142