INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Ocorrência de novos Focos de Mormo no Estado do Piauí.
09/09/2019 - 13:30  
  
Twitter 
Google+ 



A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí, ADAPI, vem comunicar a ocorrência de três novos focos de Mormo em equinos no Estado do Piauí.
Em 18/07/2019 foi confirmado um foco da doença em uma propriedade localizada no município de Teresina-PI. A partir dessa confirmação, a ADAPI passou a realizar a investigação dos vínculos epidemiológicos desse foco, considerando a possibilidade de transmissão do agente infeccioso, contato direto com o animal positivo, uso das mesmas instalações ou através da movimentação animal. Assim, constatamos a existência de animais em estabelecimentos nos municípios de Teresina e Altos com vínculo epidemiológico com o foco anterior. 
Frente ao exposto, procedemos a interdição e realização de testes de diagnóstico para Mormo nos equídeos desses estabelecimentos.
Através de resultado positivo no exame Western Blotting, realizado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária-LFDA em Pernambuco, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento-MAPA, datado de 03/09/2019, foram confirmados 02 (dois) novos focos de Mormo em Teresina e 1 (um) foco em Altos, totalizando a ocorrência de quatro focos de Mormo no Estado do Piauí em 2019.
A ADAPI permanece adotando as medidas de saneamento para erradicação de foco de Mormo preconizadas pela Instrução Normativa nº 06, de 16 de janeiro de 2018, que incluem a interdição da propriedade, Sacrifício dos Equinos Positivos e realização de testes de diagnóstico para Mormo no restante do plantel.
Ressaltamos que o Mormo é uma importante zoonose que acomete principalmente os equídeos (muares, asininos e equinos), portanto, toda suspeita deve ser notificada à ADAPI.

Teresina, 04 de setembro de 2019.

A DIREÇÃO.
Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710