INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
 
EDUCAÇÃO SANITÁRIA
EDUCAÇÃO SANITÁRIA
VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA 2021
VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA 2021
 
VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA 2021 NO PI
VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA 2021 NO PI
+ Mais Galerias de Fotos...
PROGRAMA ESTADUAL DE SANIDADE DOS SUÍDEOS
SITUAÇÃO SANITÁRIA DA PSC

Apresentação


O Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos –PESS visa manter o controle da sanidade do rebanho suíno, concentrando seus esforços nas doenças da lista da Organização Mundial de Saúde Animal - OIE. Tais enfermidades se caracterizam pelo grande poder de difusão, consequências econômicas ou sanitárias graves e repercussão no comércio internacional, como a Peste Suína Clássica – PSC.

As atividades do programa estão voltadas para a prevenção de doenças, para o reconhecimento, manutenção e ampliação de zonas livres de doenças e na certificação e monitoramento de granjas de reprodutores Suídeos - GRSC. Estas atividades estão descritas no Regulamento Técnico do Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos - PNSS, aprovado pela Instrução Normativa nº 47, de 18/6/2004, que prevê o controle sanitário oficial a ser realizado nos estabelecimentos de criação de suídeos que desenvolvam atividades relacionadas à produção, reprodução, comercialização, distribuição de suídeos e material de multiplicação de origem suídea, bem como impedir a introdução de doenças exóticas e controlar ou erradicar aquelas já existentes no Brasil.

O Piauí faz parte da Zona Não Livre de PSC. Desde 2016, o Programa Estadual deSanidade dos Suídeos – PESS, desenvolve atividades objetivando a eliminação dadoença. Atualmente, o estado faz parte do projeto “Brasil livre de Peste Suína Clássica”,juntamente com os estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará,Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima, que tem como finalidade erradicara doença do território nacional.

A Zona Livre de PSC é composta pelo Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo,Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, RioGrande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e os Municípiosde Guajará, Boca do Acre, sul do Município de Canutama e sudoeste do Município deLábrea, pertencentes ao Estado do Amazonas. O status desta zona possuireconhecimento internacional pela Organização Mundial da Saúde Animal – OIE.




Agência de Defesa Agropecuária do Piauí
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefone: (86) 3221-7142