INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
PROGRAMA ESTADUAL DE SANIDADE DOS SUÍDEOS
SITUAÇÃO SANITÁRIA DA PSC

Apresentação


O Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos –PESS visa manter o controle da sanidade do rebanho suíno, concentrando seus esforços nas doenças da lista da Organização Mundial de Saúde Animal - OIE. Tais enfermidades se caracterizam pelo grande poder de difusão, consequências econômicas ou sanitárias graves e repercussão no comércio internacional, como a Peste Suína Clássica – PSC.

As atividades do programa estão voltadas para a prevenção de doenças, para o reconhecimento, manutenção e ampliação de zonas livres de doenças e na certificação e monitoramento de granjas de reprodutores Suídeos - GRSC. Estas atividades estão descritas no Regulamento Técnico do Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos - PNSS, aprovado pela Instrução Normativa nº 47, de 18/6/2004, que prevê o controle sanitário oficial a ser realizado nos estabelecimentos de criação de suídeos que desenvolvam atividades relacionadas à produção, reprodução, comercialização, distribuição de suídeos e material de multiplicação de origem suídea, bem como impedir a introdução de doenças exóticas e controlar ou erradicar aquelas já existentes no Brasil.

O Piauí faz parte da Zona Não Livre de PSC. Desde 2016, o Programa Estadual deSanidade dos Suídeos – PESS, desenvolve atividades objetivando a eliminação dadoença. Atualmente, o estado faz parte do projeto “Brasil livre de Peste Suína Clássica”,juntamente com os estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará,Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima, que tem como finalidade erradicara doença do território nacional.

A Zona Livre de PSC é composta pelo Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo,Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, RioGrande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e os Municípiosde Guajará, Boca do Acre, sul do Município de Canutama e sudoeste do Município deLábrea, pertencentes ao Estado do Amazonas. O status desta zona possuireconhecimento internacional pela Organização Mundial da Saúde Animal – OIE.




Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710