Quem somos?
Autarquia com personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa, financeira e patrimônio próprio, com sede e foro na Cidade Teresina Piauí e jurisdição em todo o território do Estado.
Missão
Assegurar o desenvolvimento de uma agropecuária competitiva sustentada no desafio da economia globalizada, através da inspeção e controle da saúde dos animais e vegetais, garantindo o nível de proteção e promoção adequada à saúde, bem como a melhoria do meio ambiente.
Visão
Ser referência nacional em defesa agropecuária, garantindo a segurança do consumo de produtos agropecuários para a preservação do meio ambiente e para a competitividade do agronegócio piauiense.
Objetivos Globais
Execução de ações de defesa agropecuária no Estado, compatibilizando-as com as diretrizes da política agropecuária nos âmbitos estadual e federal;
Contribuição na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida do homem do campo, assim como tornar o agronegócio piauiense competitivo nacional e internacionalmente, criando condições favoráveis para atração de investidores.
Participação ativa nas informações e conhecimentos do segmento de defesa agropecuária repassados à sociedade para abastecer as melhores estratégias e processos de gestão de abordagem sistêmica no alcance técnico e científico para viabilidade do agronegócio e suas cadeias produtivas;
Participação e contribuição relevante na arrecadação de receitas para o Estado.
CONSELHO ESTADUAL DE DEFESA SANITÁRIA ANIMAL E VEGETAL
Lei. nº 5.810, de 26 de novembro de 2008, alterou a Lei nº 5.123 de 02 de março de 2000.
Entidade organizacional superior, com funções normativas, deliberativas e diretivas na condução do Programa de Sanidade Animal e Vegetal do Estado do Piauí.
Tem também atribuições de promover a integração entre governos Federal, Estadual e Municipal e as entidades públicas ou privadas, direta ou indiretamente envolvidas com o Programa, com vistas ao melhor desempenho e eficácia das ações de Defesa Sanitária Animal e Vegetal.
Acompanha e avalia a execução do Programa de Sanidade Animal e Vegetal do Estado do Piauí.
Elabora Propostas e políticas Públicas concernentes à sanidade animal e vegetal a serem encaminhadas aos órgãos da administração Estadual, Federal e Municipal.
Promove a divulgação e articula o apoio político institucional, público e privado aos Programas de Sanidade Animal e Vegetal do Estado do Piauí.
Elabora e aprova o seu Regimento Interno
COMPOSIÇÃO
PRESIDENTE: Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento e Irrigação;
VICE-PRESIDENTE: Subsecretário de Estado da Agricultura, Abastecimento e Irrigação;
DEMAIS MEMBROS: 01(um) representante do Departamento de Produção Animal – DPA/SFA (seu Diretor);
01(um) representante do Departamento de Produção Vegetal – DPV/SFA (seu Diretor);
01(um) representante do EMATER;
01(um) representante da Secretaria de Saúde;
01(um) representante da Secretaria de Fazenda;