INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Piauí ultrapassa a meta de vacinação contra a Febre Aftosa
03/02/2020 - 16:55  
  
Twitter 
Google+ 
Etapa II-2019 BRASIL Vacinação de Bovídeos MAPA

O Governo do Estado do Piauí, por intermédio da Agência de Defesa Agropecuária - ADAPI conseguiu imunizar 438 mil bovinos e bubalinos na segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa do ano de 2019. Com estes números, o índice de cobertura vacinal de bovídeos atingiu os 94,45%, ultrapassando a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e equiparando o resultado aos alcançados por outras Agências no Brasil.

No Estado, 181 municípios (80,8%) ultrapassaram a meta mínima de 90%, e somente 43 municípios (19,2%) não atingiram a meta estabelecida pelo MAPA - nestes municípios, a ADAPI intensificará a fiscalização e voltará medidas para sanar os entraves que dificultaram o cumprimento das metas.

A campanha de vacinação dos bovídeos foi realizada no mês de novembro de 2019, com a declaração da certificação estendida até o dia 10 de janeiro de 2020.

Após o encerramento da Etapa, o rebanho bovino e bubalino piauiense foi contabilizado em 1.626.137 bovinos e 358 bubalinos, sendo que o rebanho vacinável – aquele que deveria ser imunizado, correspondendo aos animais com até 24 meses (dois anos) – ficou em cerca de 463 mil animais. Vale lembrar que os proprietários de rebanho que não possuíam animais nessa faixa etária continuavam com a obrigatoriedade de comparecer à Agência para fazer a atualização cadastral de seus rebanhos.

A partir de agora Técnicos e Fiscais da ADAPI realizam ações de busca ativa e vigilância aos criadores  inadimplentes, com aplicação de multa e fiscalização da vacinação.

"Após o envio ao MAPA e publicação do relatório final da vacinação, agora a ADAPI se encontra realizando ações de pós-campanha junto aos inadimplentes. A vacinação é obrigação do criador e, de modo geral, a Agência tem ultrapassado as metas exigidas pelo Ministério. É de grande importância o alcance das metas de vacinação, tendo em vista o Plano Estratégico do Programa de Erradicação da Febre aftosa lançado pelo MAPA no País, que estabelece a retirada da vacina dos rebanhos piauienses em 2021", afirmou Idílio Moura, Gerente de Defesa Sanitária Animal.

Você pode checar as imagens com dados sobre as vacinações clicando aqui


Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710