INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Brasil avança na vacinação contra Febre Aftosa
04/05/2020 - 09:49  
  
Twitter 
Google+ 
Brasil avança no controle da Febre Aftosa

PNEFA - Evolução 2020

Status Maio 2020
Vacinação contra febre aftosa está suspensa no Rio Grande do Sul e no Bloco I do Plano Estratégico do PNEFA


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa nº 36, que proíbe a manutenção, comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul e no Bloco I do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PE PNEFA), composto pelos estados do Acre e de Rondônia e por alguns municípios e parte de municípios do Amazonas e de Mato Grosso.
Como medida adicional, a Secretaria de Defesa Agropecuária publicou a Instrução Normativa nº 23, com normas complementares para restrição e controle do ingresso de animais vacinados contra a febre aftosa nos estados e regiões informadas.
Essa nova área junta-se ao estado do Paraná no projeto de ampliação de zonas livres de febre aftosa sem vacinação no país, após atendidas as premissas e ações do PE - PNEFA. A decisão conta com apoio e participação dos setores público e privado nos estados envolvidos.
A expectativa é o reconhecimento pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE) desses estados como zonas livres de febre aftosa sem vacinação em maio de 2021. “Para isso, uma das condições exigidas pela OIE é a suspensão da vacinação contra a febre aftosa e a proibição de ingresso de animais vacinados nos estados e regiões propostas por, pelo menos, 12 meses” explica o diretor do Departamento de Saúde Animal, Geraldo Moraes.
Além de Acre e Rondônia, o Bloco I do PE PNEFA inclui os municípios de: Apuí, Boca do Acre, Canutama, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Itamarati, Ipixuna, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e parte do município de Tapauá, no Amazonas; e o município de Rondolândia e partes dos municípios de Aripuanã, Colniza, Comodoro e Juína, em Mato Grosso.

“A suspensão da vacinação contra a febre aftosa e a consequente conquista do Status de Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação tem inúmeros aspectos positivos para o agronegócio destes estados, principalmente para as cadeias de proteína animal, possibilitando novos mercados e negociações em patamares mais vantajosos. Os ganhos com estes avanços são imensuráveis, já que praticamente não haverá barreiras impostas para as comercializações e com isso permitindo o aumento das exportações.
No Piauí, a vacinação continua. A 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa foi adiada para o mês de Junho no Piauí e mais 7 Estados do Nordeste brasileiro, por conta da pandemia da COVID-19.
Os criadores de bovinos e bubalinos devem ficar atentos aos novos prazos:
VACINAÇÃO: 1 a 30 de JUNHO
DECLARAÇÃO (CERTIFICAÇÃO): 1 de JUNHO a 15 de JULHO.”

Simone Pereira Barbosa Lima – Coordenadora do PEEFA – ADAPI
Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710