SEADPREV/SESAPI realizam teste rápido para COVID-19 dos servidores da Unidade Central da ADAPI
29/05/2020 - 15:11

Servidor da ADAPI realizando teste rápido para COVID19
Atendendo à determinação que consta no Decreto Nº19.735 de 07 de maio de 2020 da Prefeitura Municipal de Teresina, que estabelece a obrigatoriedade da realização de testes de diagnósticos homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para a Covid-19 nos servidores do serviço público que estejam no exercício de suas funções e atividades nos seus respectivos locais de trabalho em instituições públicas que possuam a partir de 31 trabalhadores, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí - ADAPI, solicitou à Secretaria de Estado da Administração e Previdência do Piauí - SEADPREV, a realização da testagem dos servidores lotados nos escritórios da agência na capital.
Na manhã desta quinta-feira, 28 de Maio, foram realizados mais de 50 testes rápidos nos servidores do órgão, como forma de verificar a possibilidade da circulação do vírus da COVID-19 na ADAPI. A testagem foi realizada no Posto Médico montado no pátio da SEADPREV, Bloco I do Centro Administrativo. De acordo com a SEADPREV: " A aplicação de testes rápidos para coronavírus nos servidores estaduais é uma ação em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI). Esses testes verificam a existência de anticorpos para Coronavírus, através de uma pequena amostra de sangue retirada da ponta do dedo, como no teste da glicemia e seus resultados saem em aproximadamente 15 minutos. Os resultados positivos indicam que você teve contato recente com o vírus ou que você já teve Covid-19 e está se recuperando ou já se recuperou, uma vez que indicam a presença de anticorpos (defesas do organismo)."
De acordo com o Ministério da Saúde, embora os testes sorológicos não sejam recomendados como única forma de diagnóstico da doença, podemos considerá-los excelente alternativa para a triagem inicial e testagem em massa da população. Os resultados obtidos via teste rápido podem fornecer dados importantes para o entendimento e o rastreamento da infecção pelo novo coronavírus em toda a população brasileira.
"Conhecer quem são as pessoas imunizadas também pode ser determinante durante a epidemia, pois mostra, por exemplo, quem são os profissionais que podem continuar na linha de frente, atendendo a população." ressaltou o Diretor Geral da ADAPI, José Genilson Sobrinho.
A ADAPI também solicitou a realização de testes para os servidores dos escritórios do interior do Estado e está aguardando a resposta da SEADPREV, que informou estar tentando viabilizar a demanda ainda para o mês de Junho de 2020.

Confira todas as imagens clicando aqui.