INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
 
EDUCAÇÃO SANITÁRIA
EDUCAÇÃO SANITÁRIA
VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA 2021
VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA 2021
 
VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA 2021 NO PI
VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA 2021 NO PI
+ Mais Galerias de Fotos...
Vacinação contra a PSC em Alagoas.
20/05/2021 - 14:52  
  
Twitter 
Google+ 
PSC

Na última quinta-feira (13), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em conjunto com as demais instituições organizadoras, lançou a “Campanha de Vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) em Alagoas”.

 

A vacinação, que iniciará no dia 24 de maio no referido estado, é a implantação do Projeto Piloto do “Plano Estratégico Brasil Livre de PSC” cujo objetivo é erradicar a doença na Zona não Livre (ZnL) do Brasil, reduzindo as perdas diretas e indiretas causadas pela mesma e gerando benefícios pelo status sanitário de país livre de PSC.

 

A ZnL de PSC é constituída pelos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas (exceto os Municípios de Guajará, Boca do Acre, sul do Município de Canutama e sudoeste do Município de Lábrea), Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima. A estratégia de vacinação será posteriormente replicada somente nos estados que compõem a ZnL onde está prevista, conforme o Plano.

 

A PSC é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta somente suínos domésticos e asselvajados, não sendo transmissível a humanos.Os principais sintomas são febre alta, lesões avermelhadas na pele, conjuntivite, falta de apetite, fraqueza, diarreia e aborto.

 

O criador de suíno deve manter seu cadastro atualizadoequalquer suspeita de ocorrência da doença deve ser notificada à ADAPI.

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefone: (86) 3221-7142