INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
 
EDUCAÇÃO SANITÁRIA
EDUCAÇÃO SANITÁRIA
VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA 2021
VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA 2021
 
VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA 2021 NO PI
VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA 2021 NO PI
+ Mais Galerias de Fotos...
Ações de Prevenção da EEB ou Mal da Vaca Louca.
16/08/2021 - 07:30  
  
Twitter 
Google+ 
fiscalização e colheita de amostra para análise.

Os Médicos Veterinários da ADAPI Dário Magalhães e Ériko Regis, acompanhados do técnico agropecuário Amaury Oliveira estiveram presentes na zona rural do município de Altos, realizando fiscalização da utilização de cama de aviário na alimentação de ruminantes.

Na oportunidade, em uma das propriedades fiscalizadas os fiscais flagraram a presença de alimento suspeito servido livremente aos bovinos.
Seguindo o determinado na legislação, a propriedade foi interditada, os bovinos que tiveram acesso ao alimento suspeito foram identificados e uma amostra do alimento foi coletada e encaminhada ao Ministério da Agricultura para envio Laboratório Nacional Agropecuário (LANAGRO-GO) para a comprovação e a detecção da presença de proteína de origem animal no material amostrado.

Se comprovada a presença de resíduos ou de POA na amostra, os animais deverão ser sacrificados na propriedade ou enviados para abate sanitário em frigorífico com inspeção sanitária (SIE, SIF), seguindo-se os prazos preconizados na legislação de defesa sanitária animal.

ATENÇÃO:

A cama de frango ou cama de aviário tem o uso proibido para alimentação de ruminantes (bovinos, bubalinos, caprinos e ovinos) devido ao risco de transmissão da Encefalopatia Espongiforme Bovina - EEB, popularmente conhecida como Doença da Vaca Louca, conforme Instrução Normativa (IN) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) nº 08 de 25/03/2004.

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefone: (86) 3221-7142