Prefeitura de Jaicós e Adapi discutem melhorias para a feira de animais
09/02/2022 - 11:25

reunião

A centenária cidade de Jaicós, também conhecida como a ‘terra do galo’, tem uma das maiores e mais tradicionais feiras livres do interior do Piauí. Semanalmente, na segunda-feira, a cidade recebe milhares de pessoas do próprio município ou visitantes que vem até de outros estados, seja para comprar ou vender algum produto.

A feira de Jaicós é conhecida devido a comercialização de uma infinidade de produtos, que são expostos em áreas específicas da cidade, que recebem nomes como feira do feijão, das frutas, feira da farinha, feira da castanha, dos calçados, das confecções, e a feira dos animais.

Com o objetivo de discutir melhorias para a feira dos animais, representantes da Prefeitura de Jaicós e da ADAPI – Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, estiveram reunidos nesta terça-feira, 08 de fevereiro, na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Na pauta, a reestruturação desse setor da feira, um dos segmentos mais fortes em movimentação econômica.

A reunião foi proposta pela ADAPI Jaicós, através do seu coordenador, o médico veterinário Dr. Abdias Último, que apresentou uma lista de proposições e reivindicações ao Governo Municipal. O encontro contou, também, com a participação do secretário de Desenvolvimento Rural, Bosco Dias, do chefe de gabinete da Prefeitura de Jaicós, Deusmar Costa, da veterinária do município, Mercês Dias, dentre outros.

Foto_09022022_110242

Dr. Último explicou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a ADAPI, está fazendo recomendações a todos os municípios que possuem feira semanal de animais, para que se tenha um controle maior da entrada e saída desses animais.

“Jaicós possui uma das maiores feiras do estado do Piauí, e por isso, devemos ter esse zelo e cuidado com a manutenção dessas feiras. É necessário que a gente esteja a cada tempo fazendo essas melhorias, intensificando a fiscalização volante daqueles criadores que possuem bovinos, suínos, caprinos que transitam com esses animais sem a GTA (Guia de Trânsito Animal). Nós não estamos preocupados com arrecadação, mas com a questão da sanidade animal. É algo que todos ganham, desde o produtor, o consumidor e o setor agrário como um todo.”, disse o coordenador.

Foto_09022022_110242

Dr. Último afirmou que a gestão é sensível com a situação. “O aceno foi positivo às nossas solicitações. E com certeza os índices e o cenário agropecuário de Jaicós a cada dia vai melhorar, pois todos os atores envolvidos estão imbuídos em melhorar.”, pontuou.

Deusmar Costa, que representou o prefeito, afirmou que a reunião bastante produtiva, classificando a pauta como importante, tendo em vista a importância da feira dos animais para o município.

O chefe de gabinete destacou que a gestão tem investido na melhoria da feira. “O prefeito tem tido uma atenção com a feira dos animais. Fez melhorias na área da feira dos animais pequenos, com a construção do galpão e dos boxes, e já tem um plano de reformar e melhorar o curral de exposição e comercialização dos bovinos. O projeto está em fase de elaboração com o setor de engenharia e logo será apresentado ao Executivo. O certo é que a gente recebe com bons olhos todas as sugestões que vem para melhorar e qualificar os serviços.”, pontuou.

Fonte: https://cidadesnanet.com/news/municipios/jaicos/prefeitura-de-jaicos-e-adapi-discutem-melhorias-para-a-feira-de-animais/