INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Adapi alerta para Influenza Aviária
15/12/2022 - 08:40  
  
Twitter 
Google+ 
Influenza aviária coleta


Com a recente notificação de Influenza Aviária em países da América do Sul (Colômbia, Peru e Equador) e o grande número de ocorrências da doença reportadas em diversos países, o Brasil está em alerta e aumentou as ações de vigilância. Dentre essas ações está a implantação do Novo Plano de Vigilância para Influenza Aviaria e Doença de Newcastle. 

Médicos Veterinários da ADAPI começaram a percorrer nesta semana estabelecimentos avícolas para colheita de amostras. A Coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola orienta que as medidas de biosseguridade e atenção a saúde das aves tanto em granjas comerciais quanto em criações de aves de fundo de quintal sejam reforçadas. Qualquer suspeita de doenças deverá ser notificado diretamente a ADAPI (ou através da plataforma virtual e-sisbravet), especialmente quando da ocorrência de mortalidade acima do normal em menos de 72 horas ou em casos de sintomas respiratórios, nervosos ou digestivos nas aves.

A Influenza Aviária é uma doença exótica no Brasil e as ações de combate e prevenção necessitam de um esforço conjunto de todos os agentes envolvidos na cadeia produtiva para diminuir os impactos sócio-econômicos de uma eventual ocorrência da doença no País, que é o maior exportador de carne de frango do mundo.

O QUE É A INFLUENZA AVIÁRIA?

É uma doença contagiosa causada por um vírus que acomete as aves domésticas e silvestres, sendo as aves migratórias um dos principais disseminadores da doença.

SINTOMAS

Em aves domésticas a doença causa alta mortalidade e problemas respiratórios (tosses, espirros, secreção nasal), sinais clínicos nervosos (incoordenação motora, andar cambaleante). Em aves em postura ocorre queda de produção de ovos.

COMO AS AVES CONTRAEM A DOENÇA?

A transmissão do vírus ocorre pelo contato direto entre as aves, a partir de secreções do sistema respiratório e digestivo e indiretamente por equipamentos, roupas, calçados, alimentos, água contaminados. As aves migratórias, principalmente as aquáticas, são reservatório natural a milhares de anos, sendo considerada o principal reservatório do vírus na natureza.

O QUE FAZER?

Reforçar as medidas de biosseguridade na criação. Evitar exposição das aves domésticas com aves silvestres, manter as instalações teladas e cercadas, manter o ambiente limpo, controlar o trânsito de pessoas e veículos na propriedade, limpeza e desinfecção dos aviários, equipamentos, veículos, controle de roedores e insetos.

EM CASO DE SUSPEITA DE APARECIMENTO DA DOENÇA NOTIFIQUE A ADAPI OU ACESSE O E-SISBRAVET

Influenza aviária coleta

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710