INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Aftosa: Piauí supera meta de vacinação do rebanho
16/02/2023 - 10:36  
  
Twitter 
Google+ 
vacina assistida

O Piauí mais uma vez atingiu a meta de vacinação contra a aftosa. Durante a segunda etapa da campanha de imunização, encerrada em dezembro do ano passado, o estado vacinou 93,47% ultrapassando o índice estabelecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que é de 90%.

Os dados mostram que foram imunizados 590.566 bovídeos de um total 631.808 no Estado. A segunda fase foi direcionada a bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses de idade e realizada de 1º de novembro a 17 de dezembro de 2022 pela Agência de Defesa Agropecuária (ADAPI), que atualmente integra a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA).

O secretário da SADA, Fábio Abreu, falou sobre a importância do índice vacinal alcançado e acrescentou que, além de manter o status de área livre com vacinação, a meta da secretaria para os próximos anos é que o estado avance para área livre da aftosa sem vacinação.

“É um resultado satisfatório graças ao empenho da ADAPI, dos órgãos parceiros, e do setor produtivo, representado pelos criadores. Estamos acima do índice estabelecido e nossos próximos passos serão buscar aumentar o percentual de vacinação, que é importante para manutenção do reconhecimento internacional do estado na área livre de febre aftosa com vacinação. Posteriormente, vamos trabalhar para avançar na classificação para área livre de febre aftosa sem vacinação”, destacou o secretário.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, no Brasil, somente os estados Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso são reconhecidos internacionalmente como zonas livres de febre aftosa sem vacinação. Para tal reconhecimento, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), exige a suspensão da vacinação contra a febre aftosa e a proibição de ingresso de animais vacinados nos estados e regiões propostas por, pelo menos, 12 meses.

Campanha de vacinação em 2023

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2023 está prevista para iniciar em maio. Nessa fase, serão vacinados no todos os bovinos e bubalinos, independente de idade.

Repórter: Laurivânia Fernandes

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710