INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Sada e Adapi intensificam fiscalização de pescados e ovos no período da Quaresma
24/03/2023 - 09:57  
  
Twitter 
Google+ 
Ovoscopia

No período da Quaresma, o consumo de ovos e pescados aumenta consideravelmente em todo país. E no Piauí, não é diferente. Estado com maioria cristã, preserva a tradição de realizar o jejum de carne durante os 40 dias, desde o Carnaval até a Páscoa, ou em alguns dias específicos da semana, o que gera um crescimento na venda desses produtos.

Consequentemente, a época também faz com que os órgãos de fiscalização estaduais redobrem os cuidados com relação à qualidade dos alimentos. É o caso da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), que através da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), atua para garantir que a sociedade tenha acesso a um produto seguro, de qualidade e inócuo, principalmente em relação ao aspecto higiênico-sanitário e tecnológico.

Melania Lima, médica veterinária e fiscal estadual agropecuária da Adapi, explica como o trabalho é realizado pela agência. Segundo ela, após fiscalizadas e regularizadas, as indústrias recebem o Selo estadual do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que agrega valor ao produto e expande o comércio intraestadual.

“Nós fiscalizamos o produto desde o início de sua cadeia produtiva e em todas as etapas do processo. Uma equipe de médicos veterinários faz a fiscalização com selo de inspeção estadual, nas indústrias de produto de origem animal, incluindo mel, pescados, ovos, leite, carne e derivados. Isso é muito importante, porque com o selo o produto poderá ter trânsito livre e ser vendido para todo o Estado do Piauí”, explicou a especialista, que também destacou que a ação serve para evitar fraudes no produto final.

No Piauí, 44 indústrias são registradas no SIE (14 de leite, 3 de pescados, 6 de ovos, uma de mel, 20 de carne). Todas elas são fiscalizadas pela Adapi durante todo o ano.

Fonte: Folha Piauí

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710