INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Pesquisa trabalha para identificar praga em plantações de feijão-caupi
18/05/2023 - 08:54  
  
Twitter 
Google+ 
Mosca e Feijões atacados.

A Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI) está empenhada em identificar uma espécie de mosca que vem destruindo plantações inteiras de feijão-caupi (feijão-de-corda) no sudeste do Piauí. A mosca, de cor preta, e menor do que as moscas domésticas, foi encontrada nos municípios de Pio IX e Ipiranga do Piauí, há um mês, por fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). Ela destrói os grãos ainda na vargem.

 Em seguida, os pesquisadores Paulo Henrique Soares ( Entomologista) e Cândido Athayde Sobrinho (fitopatologista) estiveram nos municípios e viram de perto o ataque dos insetos às plantações de feijão. Eles participaram dessa força-tarefa juntamente com os fiscais Paulo Segundo e Ozael Valério, coordenador e gerente de Defesa Vegetal da Adapi, respectivamente.

Os cientistas da Embrapa estão trabalhando para descobrir a origem da mosca e desenvolver um controle eficiente da praga, reduzindo, assim, as perdas nas lavouras e os prejuízos dos agricultores. “Não há um prazo estabelecido para a conclusão do estudo”, disse Soares.

O produtor José de Melo, do assentamento Guariba II, em Pio IX, garantiu que colheu oito sacas de feijão-de-corda em fevereiro último e os “grãos estavam normais”. Segundo ele, esse tipo de inseto nunca foi visto antes na região. Os municípios de Pio IX e Ipiranga do Piauí concentram hoje cerca de um mil pequenos agricultores que vivem diretamente da produção e comercialização de grãos, como milho e feijão.

As pragas do feijoeiro

As pragas do feijoeiro mais citadas na literatura entomológica são: Lagarta elasmo, Lagarta rosca, Cigarrinha verde, Mosca branca, Vaquinhas, Lagarta das folhas, Mosca minadora, Ácaro raado, Ácaro branco, Lagartas das vagens e Carunchos. A Mosca-branca (Bemisia tabaci) é a mais problemática, com a transmissão do vírus do mosaico dourado do feijoeiro e do vírus do mosqueado suave do caupi, que podem gerar perdas consideráveis na produtividade.

Fonte: Site Revista Cultivar

Foto: Patrícia Rocha
Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710