INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Adapi participa de reunião com câmara de engº agrônomos do CREA-PI
01/06/2023 - 12:40  
  
Twitter 
Google+ 
Reunião plenarinho do CREA
Na tarde do dia 30/05 do corrente ano, a Adapi esteve reunida com a Câmara Especializada de Agronomia no plenarinho do CREA-PI para apresentação dos andamentos dos levantamentos e investigação da praga que vem atacando o feijão Caupi na região do semi-árido do Estado do Piauí.
Ozael Valério, engenheiro agrônomo, Fiscal Estadual Agropecuário e Gerente de Defesa Vegetal apresentou aos conselheiros da Câmara especializada de Agronomia o histórico da investigação, que se iniciou no dia 27/05 com visita a região de Ipiranga do Piauí e Pio IX, com visita a campo com o entomogista Paulo Henrique e o fitopatologista Ataíde Cândido, ambos da Embrapa Meio Norte, referência da cultura desse tipo de feijão.
Na ocasião foram coletadas amostras de vagens atacadas e adultos em campo, bem como foram realizadas observações de hábitos e capturas de adultos em propriedades desses 2 municípios, inclusive de campo experimental, além de conversa com presidente do sindicato de Pio IX sobre os prejuízos relatados em toda a região.
Na sequência foi apresentado um mapa com os municípios onde foram coletadas as amostras. Tal material foi enviado ao laboratório oficial do Ministério da Agricultura e pecuária para determinação da praga, porém só com resultado a nível de família através de análise molecular, além de já ter solicitado a APPM e a Fetag um documento com mais detalhes de relatos e impactos da praga na cultura.
Por indicação dos pesquisadores da Embrapa e do laboratório oficial, outras amostras seguiram para um taxonomista (especialista que estuda a diferenciação de espécie por detalhes do corpo do inseto) da UFPA - Universidade Federal do Pará, para uma identificação mais profunda dessa praga que se trata e se já é existente no Brasil ou se trata de praga exótica.
Finalizando a reunião, o Engenheiro Agrônomo Olavo Vieira Castelo Branco Filho, fiscal estadual agropecuário da ADAPI, e atual coordenador de agrotóxicos da agência, apresentou a legislação vigente que trata sobre a solicitação de estado de emergência sanitária (Decreto nº 8.133 de 28/10/2013), que está pendente por ainda não se saber qual praga se trata, bem como de que a publicação de qualquer estudo relativo ao inseto (ou qualquer outro inseto ou doença que apareça no estado) só pode ser divulgado com autorização da ADAPI, seguindo o rito da Lei Estadual nº 6.953, de 08/02/2017.
Outras considerações e pedidos foram colocadas pelos conselheiros regionais, o conselheiro e professor da UFPI, Dr. Arnaud Azevedo enfatizou a necessidade de seguir o rito administrativo, em relação a não divulgação de pesquisas no momento a respeito da atual praga e que as instituições de ensino devem ser as orientações da ADAPI, frisou ainda a necessidade da realização de novos cursos sobre receituário agronômico para atualizações dos engenheiro agrônomos do estado do Piauí.

Participaram da reunião:
1 Engº Agrônomo, Professor Arnaud Azevedo Alves – Conselheiro Regional do CREA, representante da UFPI
2 Engº Agrônomo, Antônio José Alves – Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, representante do SENGE (Sindicato dos Engenheiros do Estado do Piauí)
3 Engº Agrônomo, Demerval Luz – Conselheiro Regional, representante da AEAMP (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Macrorregião de Picos)
4 Engº Agrônomo, João Emídio – Conselheiro Regional, representante da AEAPI (Assosciação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Piauí)
5 Engª Agrônoma,Dayane Albano – Conselheira Regional, representante da AEAMP
6 Engº Civil, Leonardo Borges Moura, representante do plenário

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710