INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
FETAG-PI, Adapi e Sada tratam sobre o controle da praga da mosca no feijão caupi
01/06/2023 - 12:58  
  
Twitter 
Google+ 
APRESENTAÇÃO DAS REGIONAIS DA FETAG

A Diretoria da FETAG-PI se reuniu na manhã desta quinta-feira (1), com técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) e da Secretaria de Estado da Assitência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), para tratar do controle da que está atingindo plantações de feijão no PI. A praga já acumula prejuízos aos agricultores (as) rurais de vários municípios entre eles, o mais atingido o de Pio IX.


Foi apresentado a FETAG-PI um levantamento da problemática da praga no Estado. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Políticas de Convivência com o Semiárido, Daniel de Souza, o objetivo é firmar parceria para coletar informações sobre as ocorrências da praga nos municípios afetados e o tamanho de prejuízo que ela está causando.

“Nós vamos colaborar com essa parceria junto à Adapi nesse enfrentamento. A praga já tem ocorrência em Pio IX, Ipiranga, Altos e no entorno de Teresina. Estamos preocupados também com o armazenamento das sementes dos nossos agricultores, onde a maior parte já guarda para o próximo ano e para a Adapi isso pode ser mais uma potencialidade para essa praga”, disse.

Para o fiscal estadual agropecuário e coordenador de Defesa vegetal da Adapi, Paulo Segundo, a espécie do feijão caupi é a mais prejudicada nas lavouras.


“A praga vem prejudicando a plantação de feijão caupi em todo Piauí. Como sabemos da capilaridade da FETAG-PI nos municípios fica mais fácil de coletar estas informações com os. Queremos levar ao Ministério da Agricultura visando decretar um estado de emergência para poder ter condições de trabalhar o controle de soluções da praga para até no máximo até a próxima safra”, justificou.

A FETAG-PÍ vai intermediar juntos aos agricultores, coordenadores de polos, dirigentes sindicais para mapearem as áreas afetadas. “Priorizamos na reunião que o uso dos defensivos químicos seja natural, biológicos e o que nós queremos é prevalecer com a agricultura familiar limpa e sem veneno”, alertou o porta-voz da FETAG-PI.

 

A praga da mosca da semente já foi identifica em todo o semiárido do Piauí, o que alerta os agricultores para uma possível Emergência Fitosanitária. Foram feitas mais de 20 visitas nos municípios e constatamos prejuízos que variavam de 20 a 100% em determinados locais.

Também participaram da Reunião, o presidente da FETAG-PI, Antônio José, os assessores da Federação, Rosalvo Lopes, João Lopes, Genival Araújo,  o coordenador de projetos agropecuários da Prefeitura de Ipiranga do PI, Norberto Vieira, os Fiscais estaduais agropecuário, coordenador e de controle de agrotóxicos, Olavo Castelo Branco e gerente de defesa vegetal, Ozael Valério.

Comunicação FETAG-PI/Vanderson de Paulo.

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710