INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Produtores de Conceição do Canindé recebem ação de educação sanitária realizada pela Sada e Adapi
16/06/2023 - 09:35  
  
Twitter 
Google+ 
Equipe no campo

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária - Sada, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí - Adapi, realizou entre os dias 13 à 15 de junho, ações de educação sanitária nas propriedades rurais no município de Conceição do Canindé, atualmente o maior produtor de tomate do estado do Piauí. Dentro do perímetro irrigado do município, existe ainda o cultivo de outras culturas como banana, uva e manga. As atividades foram realizadas pelos fiscais estaduais agropecuários da Adapi, Karlyson Sousa e Wilson Macedo, pelo coordenador do Controle de Agrotóxicos, Olavo Castelo Branco e o técnico em agropecuária, Hildegardo Gomes De Carvalho.

Na ocasião foram lavrados termos de fiscalizações dentro das propriedades rurais, e apresentada orientação sobre as práticas corretas e seguras do uso de agrotóxicos. Após os funcionários da Adapi percorrerem o perímetro irrigado, houve ainda uma ação na Câmara Municipal do município, que contou com a presença de irrigantes da cultura do tomate e autoridades regionais, como o presidente da Câmara de Vereadores, secretários das pastas de Meio Ambiente, Agricultura e da Administração, além de engenheiros agrônomos que atuam na região.

Na oportunidade foi ministrada a palestra “Procedimentos da Fiscalização de Agrotóxicos no Município de Conceição de Canindé”, que abordou assuntos relacionados à legislação Federal e Estadual para agrotóxicos, incluindo atualização de leis e decretos; bem como a orientação acerca dos procedimentos necessários para compra dos químicos; a obrigatoriedade do receituário agronômico e notas fiscais dos produtos agrotóxicos em relação ao meio ambiente; sobre a obrigatoriedade da devolução das embalagens vazias, previamente higienizadas e devidamente acondicionadas; orientação quanto a lavagem de equipamentos, condições de transporte e armazenamento dos agrotóxicos, obrigatoriedade dos comprovantes  de devolução das embalagens, o uso correto dos EPIs (equipamentos de proteção individual) e a importância dos mesmo; sobre tecnologia da aplicação dos agrotóxicos. Por fim, foram esclarecidos os perigos e as sanções da obtenção de produtos contrabandeados, furtados, falsificados, da utilização de produtos registrados para uma finalidade e utilizado para outra.

Os fiscais da Adapi também prestaram informações sobre geotecnologias que auxiliam na coleta de dados relevantes para o setor produtivo. Ao final da palestra, foi divulgada a realização do curso presencial Aplicador Legal, promovido pelo SENAR.

“Ações como essa reforçam a importância da educação sanitária praticada pela agência com os agricultores e profissionais, refletem em informação e proteção da sociedade, além de estimular a produção com foco na segurança alimentar e segurança do alimento e do meio ambiente.  São medidas simples, mas de impacto enorme a toda a cadeia dentro do Estado do Piauí, e que trazem reflexos nacionalmente” explica Olavo Castelo Branco.

Houve, ainda, a celebração de importantes acordos firmados entre a Secretaria do Meio Ambiente do Município de Conceição do Canindé e os produtores, quanto ao recolhimento e depósito temporário de embalagens laváveis e não laváveis. A Adapi atuará em contato direto com os produtores, na fiscalização dos cultivos, a fim de que o estado se torne referência no fornecimento de alimentos seguros no Norte e Nordeste do país, uma vez que o Piauí escoa sua produção para outros estados como Maranhão, Amazonas, Pará, Bahia e Pernambuco.


Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710