Desde o início do ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, contabiliza a abertura de 24 novos mercados para produtos da agropecuária nacional desde janeiro de 2023, impulsionando a exportação dos mais diversos produtos de variados setores da agropecuária para países nas Américas, Ásia, África e Oceania.
A exemplo desses novos mercados, está o acordo firmado no início desta semana entre Brasil e África do Sul, para exportação de alimentos mastigáveis para animais de companhia, comercialmente conhecido como “pet food”. Outro parceria comercial firmada ainda no inicio da semana, garante ao Equador a exportação de farinhas de aves para alimentação de animal, insumo utilizado na produção de ração animal.
De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, a África do Sul importou aproximadamente US$ 60 milhões, em pet food no ano de 2022. Nesta categoria no mesmo período, o Brasil exportou para outros mercados, apenas algo próximo de US$ 100 milhões.
Também no ano passado, o Equador importou o valor de US$ 554 milhões, farinha de origem animal, de países do mundo todo.
O trabalho de abertura de mercados externos não contempla apenas a venda de produtos tradicionais dos quais o Brasil já é um grande exportador, como carnes, milho e soja, mas de diversos produtos da cadeia agrícola, atendendo ao objetivo do Ministério da Agricultura e Pecuária de diversificar a pauta exportadora brasileira.