SADA-ADAPI reúne-se com a APICAM para discutir ações de fortalecimento da apicultura em Campo Maior.
23/06/2023 - 12:44

A SADA-ADAPI reuniu-se na última semana, com o presidente da Associação de Apicultores de Campo Maior - APICAM, Leonardo Tavares e o vice-presidente Edilson da Vargem, para tratar da comercialização do mel e derivados, produzidos pela associação.

Foto_23062023_120632

Técnicos da ADAPI compareceram à reunião com o propósito de reconhecimento da unidade de beneficiamento do mel, apuração das dificuldades e pontos críticos no cumprimento das exigências para aquisição do SIE, o Selo de Inspeção Estadual, que assegura a qualidade dos produtos, atestando que estes estão dentro dos padrões de sanidade exigidos para o comercio.

Atualmente, toda a produção da Associação é repassada para empresas e estabelecimentos habilitados para varejo. O valor de venda dos produtos para revendedores, entretanto, é significativamente inferior ao valor final repassado ao público consumidor, representando uma perda de ganhos para a Associação.

O objetivo da APICAM é lançar o próprio selo e passar a comercializar sua produção direto ao público final, ampliando sua margem de lucro, viabilizando investimentos no fortalecimento da apicultura local, ampliando a produção de mel e derivados no município de Campo Maior, fomentando o setor na região e em todo o Estado.

Campo Maior tem hoje, como principal atividade a caprinocultura, toda via a apicultura vem apresentando cada vez mais destaque na economia municipal, chegando a uma produção de quase 79 toneladas de mel em 2020 (IBGE, 2020).

A Associação afirma adotar práticas de produção orgânica de mel, o que permitiu que a APICAM adquirisse o selo IBD Orgânico, para a produção de seus associados. Os produtos da apicultura orgânica são mais valorizados no mercado externo e interno, ao mesmo tempo em que promove a melhoria contínua da atividade.

Porém, a APICAM não dispõe de certificados sanitários pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o que dificulta a comercialização dos produtos para outras regiões, estados e países, apresentando uma grande fraqueza para atividade no município.

Com auxílio da SADA e ADAPI, os produtores associados da APICAM, pretendem reverter esse quadro e passar a comercializar sua produção quanto antes, contribuindo para crescimento da economia local.

Foto_23062023_120651