INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
SADA-ADAPI realiza treinamento na PRF sobre Trânsito de Animais.
23/06/2023 - 13:03  
  
Twitter 
Google+ 

Na última quinta-feira (22), a equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), realizou um treinamento com os Policiais Rodoviários Federais sobre o Trânsito de Animais, produtos e subprodutos vegetais e agrotóxicos. A ação é um complemento do termo de cooperação técnica firmado com a PRF, para o auxílio das fiscalizações conjuntas, e identificação de irregularidades.

"A equipe de técnicos da Adapi é muito preparada para esse trabalho. E unir forças com a PRF é garantir que todos os órgãos trabalhando em conjunto irão diminuir drasticamente as ações clandestinas no nosso Estado. Em caso de qualquer irregularidade identificada através das atividades rotineiras da força policial, a Adapi será imediatamente acionada para realizar seu trabalho", pontuou o secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu.

Foto_23062023_120637


Durante o treinamento, foi esclarecido pela Agência sobre os meios de identificação de irregularidades, documentação exigida por lei, e procedimentos comuns na fiscalização de rotina dos produtos e subprodutos que são fiscalizados nas rodovias. “Esse treinamento é de grande importância para a saúde da população, pois com o a apoio da PRF, podemos identificar e coibir o transporte clandestino de animais sem a Guia de Trânsito Animal, evitando assim proliferação de zoonoses por exemplo” comentou Daniela Rabelo, Coordenadora de Trânsito da Adapi.

Paulo Segundo, coordenador de Defesa Vegetal que também esteve presente no treinamento evidenciou a importância de proteger as entradas de acesso ao Estado, e evitar prejuízos econômicos através de espécies oriundas de outras regiões. “Teremos uma maior segurança e efetividade de nossas ações, bem como maior controle sobre a possibilidade de entrada de pragas ainda inexistentes em nosso Estado, e que podem causar um prejuízo econômico e social incalculáveis”, ponderou Paulo Segundo.

O objetivo da Adapi é salvaguardar a Agropecuária do Estado, proteger a saúde animal e da população e ainda orientar sobre boas práticas quanto ao bem estar animal durante o seu transporte. “Iremos ampliar cada vez mais nossa atuação no trânsito, educando, coibindo e aplicando a lei com os irregulares, garantindo mais segurança, principalmente para quem trabalha com alimentos certificados e que tanto sofre com produtos clandestinos que, consequentemente, levam danos para a população”, comentou Idílio Moura.

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710