INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Nova ação conjunta entre SADA/ADAPI, PRF, PM e SEFAZ reforça fiscalização no Piauí
04/07/2023 - 11:19  
  
Twitter 
Google+ 

Aconteceu, na última quinta-feira, dia 29 de junho, operação conjunta entre a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz), em oito pontos espalhados pelo estado.

A ação tinha como propósito o reforço da fiscalização do transporte de animais e produtos de origem animal e vegetal, atendendo propósito do Secretário Fabio Abreu da SADA, de tornar o Piauí o estado mais bem fiscalizado e sadio no âmbito do agronegócio.

Foto_04072023_110734

A ação resultou na inspeção de 141 veículos que realizavam o transporte de cargas vivas, produtos e subprodutos de origem animal e vegetal nas cidades de Teresina, Picos, Bom Jesus, Floriano, Parnaíba e Paulistana. Dos 141 veículos inspecionados, foram lavrados somente 03 autos de infração, uma redução significativa comparado aos dados dos últimos meses, sinalizando um avanço no trabalho de fiscalização da Adapi.

Segundo a médica veterinária, Daniela Rabelo, Fiscal Estadual Agropecuária e Coordenadora De Controle de Trânsito da Adapi, ações conjuntas com as mencionadas instituições acontecem mensalmente, com foco em regiões com grande fluxo de animais, com feiras na jurisdição e que fazem divisa com outros estados. “Temos metas mensais a serem executadas. A Adapi está retomando com as ações de forma volante com a PRF e a PM para coibir o trânsito irregular de animais, de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal e, com isso, salvaguardar a sanidade dos rebanhos e de saúde pública.”

Foto_04072023_110758

De acordo com o levantamento apresentado pela Adapi, passaram por fiscalização cerca de 50 toneladas de carne bovina, 8 toneladas de carne de ave, 17 toneladas de filé de peixe, mais de 20 toneladas de pescados, 15 toneladas de carne suína, e 3.000 kg de embutidos, além de 194,1 toneladas de milho e mais 3 toneladas de produtos diversos de origem vegetal.

É importante mencionar a obrigatoriedade da apresentação da Guia de Trânsito Animal, a GTA, para o trânsito de animais, tanto intraestadual como interestadual. Atualmente a GTA pode ser emitida através do SIDAPI – Sistema de Defesa Agropecuária do Piauí e está sujeita a cobrança de ICMS em determinados casos. “Para o trânsito de produtos e subprodutos de origem animal, é necessário ter a certificação sanitária de origem para não serem apreendidos e destruídos”, alertou Daniela Rabelo.

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710