Com o apoio do Governo Federal, que tem a pauta da Agricultura Familiar como prioridade na atual gestão, investimentos na área são cada vez mais estimulados e o Governo do Estado do Piauí não fica para trás.
Lançado em maio deste ano, o Programa de Valorização da Agricultura Familiar, visa dinamizar e modernizar o segmento em todo o Piauí, com o investimento de 1 bilhão de reais, no período de 2023-2026, para estruturação da rede de comercialização e tecnologia da agricultura. Os frutos desse investimento já podem ser observados, movimentando a economia no estado e transformando vidas como a do pequeno produtor Neivaldo Barbosa, do município de Buriti dos Montes, região norte do estado.
Em sua pequena propriedade, o Sr. Neivaldo mantém o cultivo de mamão, tomate, laranja e a criação doméstica de algumas dezenas de galinhas, das quais costumava comercializar, informalmente, os ovos embalados em sua própria residência e os frutos colhidos em seu quintal.
Buscando ampliar seu empreendimento e atento aos incentivos à Agricultura Familiar, Nivaldo viu a chance de vincular seu negócio ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que pela Lei nº 11.947/2009, determina que 30% do valor repassado pelo programa seja investido na compra direta de produtos da agricultura familiar.
“Percebi que poderia adquirir mais aves e beneficiar um número maior de ovos para fornecer na merenda escolar dos municípios da região”, explica Neivaldo que acaba de adquirir 1000 novas galinhas.
Com a chegada das aves e a ampliação do negócio, o Sr. Nivaldo procurou a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí – ADAPI, para receber instruções de como proceder na ampliação da granja e na estruturação da Unidade de Beneficiamento de Ovos que está implantando em sua propriedade, além da orientação necessária para conseguir o Registro do Serviço de Inspeção Estadual, que autoriza o comercio intraestadual desse produto.
Com a ampliação do negócio Nivaldo acredita que conseguirá beneficiar cerca de 250 ovos dia, o que representará um avanço no seu empreendimento e refletirá um salto significativo na sua renda.
Nivaldo ilustra o poder transformador da Agricultura Familiar na economia local e a SADA/ADAPI oferece total apoio aos microempreendedores rurais, sendo a Agricultura Familiar uma causa estimada pelo atual secretário de Fabio Abreu desde os tempos de parlamentar. “É um trabalho que desde o meu primeiro mandato tenho executado, buscando sempre estimular e fomentar a agricultura familiar no Piauí”, disse o secretário Fábio Abreu.