INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Sada e Adapi realizam campanha contra brucelose na ExpoCorrente
12/07/2023 - 08:59  
  
Twitter 
Google+ 
Campanha contra brucelose na ExpoCorrente

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), irá promover através da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), o I Seminário de Vacinação contra Brucelose do Estado do Piauí, que acontecerá no auditório SENAR, na próxima sexta-feira (14) às 9h30, na cidade de Corrente-PI. O evento faz parte da programação da 46ª ExpoCorrente, que está acontecendo no município até o dia 16 de julho.

A programação terá a palestra ´Brucelose: Doença, Vacinação, Controle e Prejuízos Econômicos Causados Pela Enfermidade´, que será ministrada pelo coordenador do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Janilson Lima, e também contará com a participação do auditor fiscal federal e diretor técnico do DDA/SFA-PI, Francisco Antônio, que tratará sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal no Brasil (PNCEBT).

O seminário tem como objetivo chamar atenção para a necessidade de garantir a vigilância sanitária no que se refere ao combate à brucelose e irá discutir sobre a importância de atingir os índices de vacinação no estado.

“Nossa pretensão é melhorar as ações de prevenção, controle e erradicação da brucelose e atingir índices de vacinação contra brucelose acima de 80%, além disso, temos como objetivo de ampliar as parcerias junto aos representantes municipais ligados à agropecuária, a divulgação em massa da vacinação contra brucelose, capacitar e preparar o corpo técnico da Sada/Adapi e parceiros para orientação e execução da vacinação contra brucelose”, explica Janilson Lima.

Além do corpo técnico da Sada e da Adapi dos municípios do território, a iniciativa também tem como público-alvo secretários de agricultura dos municípios da jurisdição, médicos veterinários, proprietários de revendas de vacina, técnicos e vacinadores cadastrados na Adapi, diretores, professores e estudantes de colégios agrícolas e colégios de família agrícola, representantes de associações, sindicatos e cooperativas, produtores rurais e imprensa local.

“Estamos programando junto a unidade de Corrente uma prática demonstração de vacinação contra brucelose, utilizando as vacinas B19 e RB51. A demonstração acontecerá no Parque de Exposições após o Seminário. Essa etapa se trata de um treinamento para veterinários autônomos e vacinadores”, destaca o coordenador, que ainda alerta que a brucelose é uma zoonose que pode ser transmitida ao ser humano. A prevenção é a vacinação das fêmeas de três a oito meses de idade, de forma obrigatória e que acontece ao longo de todo o ano. A não vacinação desses animais pode gerar autuações.

No sábado (15), será realizado o lançamento oficial da Campanha de Vacinação contra a Brucelose, no Tatersal de Leilões da ExpoCorrente, às 19h. A meta é fazer com que 131.012 bezerras de 25.211 propriedades do Piauí sejam imunizadas.


http:////www.pi.gov.br/noticias/sada-e-adapi-realizam-campanha-contra-brucelose-na-expocorrente/" target="_blank]Fonte:


Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710