INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Ministro Fávaro sugere debate mundial sobre crises sanitárias
17/07/2023 - 09:56  
  
Twitter 
Google+ 
Ministro Fávaro debate sobre crises sanitária

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, defendeu uma discussão mundial sobre crises sanitárias envolvendo produtos de origem animal. Segundo o ministro, o debate deveria ocorrer no âmbito da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como forma de se evitar um colapso no abastecimento.

“Hoje o protocolo é muito rígido e até perigoso para a garantia de suprimento da carne de frango para o mundo. Aqui no Brasil, por exemplo, se ocorrer a gripe aviária em uma granja comercial no Amazonas, desliga a chave e todo o sistema está fechado”, afirmou. 

Para Fávaro, as regras internacionais em vigor favorecem um colapso interno e também internacional, já que o Brasil é um dos quatro países que ainda não foram afetados pela ocorrência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em granjas comerciais – os outros três são Paraguai, Austrália e Nova Zelândia. Essa discussão sobre as crises sanitárias, de acordo com o ministro, deveria incluir temas como a regionalização do embargo e a viabilidade ou não da vacinação. 

Quanto às medidas de enfrentamento à IAAP, o ministro destaca que o Brasil tem “um grande sistema de defesa agropecuária, transversal e eficiente”, mas é importante que, assim como o governo federal, estados e municípios reforcem o alerta para combater a doença. 

Não há registro de focos em aves comerciais e a população pode consumir frango e ovos com tranquilidade.

Fonte: http:////www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/ministro-favaro-sugere-debate-mundial-sobre-crises-sanitarias" target="_blank]

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710