INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Febre aftosa: campanha bate recorde e atinge o maior número de rebanho vacinado e declarado do Piauí
25/07/2023 - 09:34  
  
Twitter 
Google+ 

O Piauí atingiu o maior número de rebanho bovídeo (bovinos e bubalinos) vacinado contra febre aftosa da história do estado. Segundo o relatório apresentado, nesta segunda-feira (24), pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), durante a primeira etapa da campanha de vacinação de 2023, foram imunizados contra a doença 1.811.903 bovinos e bubalinos, o que corresponde a 95,79% dos animais de todo o estado.

Foto_25072023_090700

“Houve um incremento no rebanho piauiense, significa dizer que por consequência, os criadores, os produtores do estado estão investindo na pecuária bovina, estão prevendo melhorias e estão com boas expectativas para o setor agropecuário, principalmente por conta da implementação de estabelecimentos de abate, matadouros e frigoríficos, anunciados pelo Governo do Estado. De acordo com a base de dados da Sada/Adapi, o Piauí nunca teve um rebanho como temos hoje. Chegamos a um total de 1.896.664 milhão de cabeças de gado em todo o estado e, a princípio, a nossa meta era vacinar 1.800 milhão. Mas fomos além e 1.811.903 milhão de cabeças de gado vacinadas e declaradas, o maior índice de vacinação desde 2014”, explica o gerente de Defesa Animal da Sada/Adapi, Idílio Moura.

Essa é uma conquista importante para o Piauí, que pleiteia o status de zona livre de aftosa sem vacinação, como destaca a coordenadora do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa (PEEFA), Simone Pereira.

Foto_25072023_090700

“Essa etapa foi um sucesso. É muito importante o estado alcançar esses valores por conta desse pleito. Nessa primeira etapa, conseguimos atingir todos os índices preconizados pelo Ministério da Agricultura, desde o índice de propriedades com registro de vacinação, que chegou a 90,53%, e esse é um dos mais difíceis, até o de vigilância nas propriedades, ou a fiscalização das vacinas nas propriedades por técnicos da Sada/Adapi, que também aumentou, abrangendo 62,5% dos municípios piauienses”, comemorou a coordenadora.

Para o secretário da Sada, Fábio Abreu, o sucesso da primeira etapa da campanha é resultado de um trabalho de educação sanitária e da conscientização do produtor. “A conscientização do produtor em vacinar o rebanho foi de extrema importância, além do trabalho de educação sanitária realizado pelos servidores da Sada/Adapi. Estamos pleiteando em um futuro bem próximo, que o Piauí se torne área livre de aftosa sem a necessidade de vacinar. Por isso estamos trabalhando e buscando esses resultados, para que possamos dar a garantia ao produtor de que vamos suspender o uso da vacina de forma segura. Só temos a parabenizar cada envolvido nessa grande conquista”, disse o secretário.


Fonte: http:////www.pi.gov.br/noticias/febre-aftosa-campanha-bate-recorde-e-atinge-o-maior-numero-de-rebanho-vacinado-e-declarado-do-piaui/" target="_blank]

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710