INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Piauí decreta emergência zoossanitária para a gripe aviária
29/07/2023 - 11:01  
  
Twitter 
Google+ 
Decreto publicado no D.O.E. 28.07.2023
O Governo do Piauí decretou na última sexta-feira (28), estado de emergência zoossanitária para a gripe aviária. O decreto tem validade de 180 dias e segue orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária.

O documento foi assinado pelo governador Rafael Fonteles, além do secretário de Governo, Marcelo Nolleto e secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu. O Governo Federal já havia declarado emergência zoosanitária em todo o território nacional no último dia 22 de maio.

Embora o Piauí ainda não tenha nenhum caso da doença confirmado, o secretário Fábio Abreu explica que o decreto facilita acesso a recursos e agiliza atendimentos em casos suspeitos. “Teremos facilidade de solicitar parte do montante de R$ 200 milhões já liberados pelo Governo Federal para os estados e assim investirmos em ações como
a contratação de funcionários, compra de equipamentos e deslocamento de servidores”, explicou.

O Brasil confirmou até esse sábado (29), 69 casos da doença em aves silvestres e 02 focos em produção de subsistência, ou seja, de criação doméstica. Há ainda outras 12 investigações em andamento.
A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) alerta aos piauienses que o consumo de carnes de frango e ovos permanece seguro como já foi atestado por instituições nacionais e internacionais de saúde.
Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710