INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Brucelose. Mais de 130 mil bovinos e bubalinos devem ser vacinados no Piauí.
01/08/2023 - 13:36  
  
Twitter 
Google+ 

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), continua realizando campanhas de vacinação contra a Brucelose até o final deste ano. A brucelose é uma doença muito contagiosa, que ataca bovinos, bubalinos, cabras, ovelhas, suínos e pode ser transmitida ao homem. Por esse motivo, é necessário que bezerras fêmeas de 3 a 8 meses de todas propriedades sejam vacinadas. A expectativa é imunizar, neste ano, 131.012 animais em 25.211 propriedades no Piauí.

Foto_01082023_010821

“O produtor deve procurar um médico veterinário ou vacinador cadastrado na sua região para fazer a vacinação, fazer a marcação de suas bezerras e emitir o atestado de vacinação. Em posse do atestado, o produtor deve comunicar a vacinação ao escritório da Adapi onde possui cadastro. Sempre reforçamos que a brucelose não tem cura, nem tratamento e os animais contaminados devem ser abatidos ou sacrificados. A vacinação contra a brucelose é obrigatória para bovinos e bubalinos”, alertou o coordenador do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Janilson Lima.

As bezerras vacinadas no primeiro semestre deveriam ser declaradas até 31 de junho, já as vacinadas no segundo semestre têm o prazo final para declaração até 31 de dezembro. “Mas alertamos que a propriedade é obrigada a declarar pelo menos uma vez no semestre caso tenha bezerras em idade vacinal”, completa o coordenador.

Foto_01082023_010821

“Nós tivemos uma surpresa muito positiva na vacinação contra Aftosa, os nossos técnicos foram extremamente comprometidos com esse trabalho e os produtores entenderam mais uma vez a importância dessa vacina. Do mesmo modo, estamos esperando que aconteça com a vacinação contra a Brucelose, uma doença que deve ser tratada com a mesma seriedade que a Aftosa. Nossa meta é vacinar 80% das bezerras de 3 a 8 meses”, disse Fábio Abreu, secretário da Sada, acrescentando que a vacina contra a brucelose é dose única, ou seja, uma vez vacinado, o animal não precisa mais ser vacinado durante toda sua vida.

A doença compromete a reprodução, provoca dificuldades no parto, causa inflamação grave nos testículos do animal, além de levar o animal à repetição de cio, diminuição da produção de leite, diminuição da produção de bezerros e nascimento de bezerros fracos. Devido aos prejuízos incalculáveis que a brucelose pode gerar para o Estado, a propriedade que não comprovar a vacinação das bezerras será proibida de comercializar leite e laticínios e também de movimentar seu rebanho.


FONTE: http:////www.pi.gov.br/noticias/mais-de-130-mil-bovinos-e-bubalinos-devem-ser-vacinados/" target="_blank]

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710