INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Adapi prevê aumento na emissão do Selo SIE após parceria do Governo do Estado e o Grupo Vanguarda.
04/08/2023 - 10:16  
  
Twitter 
Google+ 

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), inaugurou na ultima quarta-feira (2), a Quitanda Super, uma área destinada para a comercialização de produtos da agricultura familiar em um supermercado de Teresina. Com os incentivos à Agricultura Familiar, a Adapi prevê um aumento na emissão do selo de Serviço de Inspeção Estadual, o SIE.

“O Selo SIE, tem por finalidade inspecionar, fiscalizar e controlar aspectos sanitários dos produtos, bem como cadastrar e credenciar estabelecimentos que comercializem e realizem as atividades de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos de origem animal. Os técnicos da Adapi trabalham ativamente para garantir aos consumidores alimentos seguros, reduzindo o risco de infecções e intoxicações alimentares”, explica João Rodrigues, diretor da Adapi, animado com as perspectivas positivas para a Agricultura Familiar.

Foto_03082023_100806

A Quitanda Super dará suporte à cooperativas da agricultura familiar do Piauí, a fim de fornecer produtos para a rede de supermercados Carvalho Super, que irá oferecer condições especiais na comercialização para os agricultores familiares, visando o fortalecimento das vendas no início do projeto. Serão comercializados produtos como mel, castanha de caju, doces, rapaduras, azeite e óleo de coco babaçu produzidos por oito cooperativas da agricultura familiar distribuídas no Piauí. A parceria deve gerar, no primeiro ano, um incremento de R$ 500 mil para a economia do estado, podendo chegar de R$ 2 a 5 milhões já no segundo ano.

“A Agricultura Familiar é uma pauta que sempre teve minha atenção, desde meu primeiro mandato parlamentar. É extremamente gratificante poder atuar ativamente para o crescimento desse setor. Para que um produto de origem animal seja comercializado dentro do estado, é indispensável o Selo Sie, que é executado pela Adapi, agência vinculada à SADA. Uma vez que o produto obtém este selo, pode ser comercializado em todo o território piauiense. A parceria com o Grupo Vanguarda irá estimular o surgimento de novas cooperativas de produção familiar, negócios que estão na informalidade e por isso tem pouca comercialização, buscarão se regularizar e expandir seu comércio, em busca de maior margem de lucro. Com isso o agronegócio no Piauí tende a crescer e fortalecer nossa economia”, disse Fabio Abreu, secretário de assistência técnica e defesa agropecuária do Piauí.

Foto_03082023_100806

No primeiro momento, a Quitanda Super será apenas na unidade da rede que fica na Avenida Homero Castelo Branco, com o objetivo de ampliação até o fim do ano para chegar a 10 cooperativas fornecendo 60 produtos diferentes. Para 2024, a meta é chegar a 15 lojas do Carvalho Super, com 15 cooperativas disponibilizando 150 diferentes produtos oriundos da agricultura familiar.

A Quitanda Super é uma etapa do projeto Quitanda da Agricultura Familiar, que iniciou em maio deste ano como estratégia voltada à facilitação da comercialização dos produtos de agricultores familiares. O projeto, que prioriza a venda de alimentos saudáveis e a geração de renda para os agricultores familiares, iniciou com a participação na Feirinha Verde, que ocorre quinzenalmente aos domingos na Universidade Federal do Piauí (UFPI), e na Quitanda dos Condomínios, que consiste na parceria entre coletivos de produção da agricultura familiar com condomínios, facilitando o contato entre produtores e compradores.

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710