INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Tecnologias do agro brasileiro são motivos de orgulho, diz ministro Carlos Fávaro
09/08/2023 - 09:00  
  
Twitter 
Google+ 
Congresso Brasileiro do Agronegócio

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou da abertura do 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio em São Paulo, nesta segunda-feira (7), e ressaltou que os brasileiros precisam se orgulhar das tecnologias e da sustentabilidade do agronegócio nacional. “Não podemos viver a síndrome do cachorro vira-lata. Temos um código florestal eficiente, produtores competentes, qualificados e treinados. Podemos incorporar 40 milhões de hectares na produção sem desmatamento. Somos um exemplo nesse setor para o mundo”, disse.

Fávaro lembrou que há 50 anos o país importava alimentos. Com a criação da Embrapa, as pesquisas agropecuárias deram um salto e o Brasil passou a exportar seu excedente. “Nesse período, houve um crescimento de 580% na nossa produtividade. Que outro país do mundo conseguiu isso?”

O ministro acaba de retornar de uma viagem à Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita e Emirados Arábes Unidos, onde foi apresentado o maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo, capitaneado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A proposta consiste na conversão de até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produção para áreas de Integração-Lavoura-Pasto-Floresta (IFLP) e agricultáveis, que permitiram dobrar a extensão da produção para alimentos e energias renováveis com sequestro de carbono e mantendo o território preservado do Brasil.

Ele lembrou que, enquanto o mundo destaca o avanço tecnológico de países asiáticos, o Brasil promoveu uma revolução na agropecuária, por meio da ciência, que permitiu o aumento da produtividade de forma muito superior ao crescimento das áreas de produção, o que pode ser a salvação do planeta em termos de segurança alimentar e climática.

“Tivemos um aumento de 140% na área ocupada, mas um crescimento de 580% em produtividade. Ninguém no mundo fez isso e ninguém no mundo tem a capacidade de fazer isso. Nós podemos e vamos fazer mais”, destacou.

Para isso, o ministro afirmou que a agropecuária terá papel fundamental no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será lançado pelo presidente Lula nesta semana.

Atualmente, a área de produção vem aumentando cerca de 2 milhões de hectares por ano. Com o PAC, por meio da captação de investimentos privados e internacionais, a ideia é que a possam ser convertidos cerca de 40 milhões de hectares nos próximos 10 anos. Isso porque o, conforme asseverou o ministro, o Código Florestal Brasileiro protege as florestas, que são um dos maiores ativos ambientais do planeta, sem cobrar nada do resto do mundo.

Desta forma, durante a missão do Mapa na Ásia e Oriente Médio, agências e fundos soberanos dos países visitados demonstraram interesse e já firmaram parcerias para a recuperação de pastagens no Brasil.


FONTE:http:////www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/tecnologias-do-agro-brasileiro-sao-motivos-de-orgulho-diz-ministro-carlos-favaro" target="_blank]

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710