INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Sada e Adapi realizam 1º Fórum Estadual da Cajuína
22/08/2023 - 21:51  
  
Twitter 
Google+ 
A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), realiza o 1º Fórum Estadual da Cajuína, que integra a programação do Festival da Cajuína e das Bebidas Regionais do Piauí, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de agosto, no Riverside Shopping. O fórum, irá ocorrer no primeiro dia do evento (24), e contará com palestras de especialistas da Adapi e da Agência Piauí Fomento, além de mesa redonda com a participação de representantes da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), SFA/Mapa, Codevasf, Sebrae, Unisol e Cooperativa de Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi). 

O fórum é direcionado, principalmente, aos produtores que ainda não obtiveram o registro de estabelecimentos e produtos de origem vegetal junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). De acordo com Ernando Cardoso, gerente de Inspeção Vegetal da Adapi, o objetivo é fazer com que a Agência trabalhe no aumento do número de estabelecimentos registrados no estado, ajudando, dentro da lei, na obtenção do registro, reduzindo o desperdício de matéria prima e agregando valor aos produtos. 

“Nos reunimos com a organização do festival e chegamos à ideia do fórum. Vamos aproveitar o momento para fazer um chamado às pessoas que não são registradas no Mapa, já que estamos buscando a adesão de equivalência, ou seja, nós estamos buscando através de legislação e depois de um programa de trabalho, nos adequar às exigências no Mapa para ficar com a equivalência nos serviços inspeção de produtos de origem vegetal, e o carro chefe será a cajuína”, disse Ernando.  

O técnico ainda destaca a importância do cooperativismo para o pequeno produtor e também para a organização estrutural desse público, de forma que o estado consiga atingir a finalidade proposta, onde esses produtores tenham a habilitação para industrializar, beneficiar ou embalar produto vegetal quando destinado diretamente à alimentação humana, nas operações de compra e venda do Poder Público e quando da importação.

“Cerca de 3 mil estabelecimentos que produzem cajuína no estado, apenas 11 conseguiram registro no Mapa, porque são grandes estabelecimentos. O pequeno e o médio produtor não tem condições por conta das exigências estipuladas, que atende a toda uma legislação federal. É um processo bem demorado, mas que com estrutura, organização e recurso para investir no setor, com certeza irão conseguir o registro. E nesse caso, destacamos a importância do cooperativismo. O pequeno tem que se cooperar, para ter mais estrutura e alavancar o setor”, concluiu. 

Confira a programação

10h – Abertura

Palestra ADAPI:
Palestrante: ERNANDO M. CARDOSO - SADA/ADAPI
Abbordagem: Requisitos exigidos para o registro de estabelecimentos e de produtos agroindustriais junto ao Mapa


Palestra PIAUÍ FOMENTO:
Palestrante: Rennan Medeiros
Tema: Linhas de crédito 


Mesa redonda: DEBATES E APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA: VALORIZANDO A CAJUÍNA DO PIAUÍ.
Participantes: Sebrae, SAF, SFA/MAPA, UNISOL, CAJUESPI e Piauí Fomento
Mediadores Secretário Fábio Abreu e Dra. Elyne Dantas.

13h – Encerramento
Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710