INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Fórum realizado pela Adapi capacita produtores para regulamentação do registro da Cajuína
26/08/2023 - 07:44  
  
Twitter 
Google+ 
encerramento do forum com mesa redonda

Aconteceu nesta quinta-feira (23), o 1º Fórum Estadual da Cajuína, no Riverside Shopping, em Teresina. O evento faz parte da programação do Festival da Cajuína e das Bebidas Regionais do Piauí, que teve início hoje e vai até sábado (26). O Fórum foi realizado pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi) com o objetivo de levar informações e formalizar mais produtores do setor produtivo da cajucultura, para que eles possam também obter o registro de estabelecimentos e produtos de origem vegetal junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“Este evento, o Festival da Cajuína, é de iniciativa de cooperativas, mas nós unimos a ideia da exposição dos produtores à realização de um fórum, que serve para preparação e capacitação daqueles que querem empreender e  se regularizar. Nós temos como objetivo, como instituição pública, dar condições àqueles que queiram se certificar. Aqui nós estamos passando todas as informações necessárias e tirando todas as dúvidas. Queremos ter o maior número de agroindústrias produzindo cajuína, e produtos derivados do caju. Nosso estado tem uma grande quantidade de produção de caju, mas infelizmente é desperdiçado porque não temos empreendimentos suficientes certificados“, explicou Fábio Abreu, secretário da Sada.

A cajuína do Piauí é registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro. E para Lenildo Lima, presidente da Cooperativa de Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi), um dos objetivos do evento é fortalecer e valorizar a bebida no estado e fora dele. “Aqui nós queremos fortalecer esse patrimônio cultural brasileiro, que é um patrimônio nosso, a cajuína. Nossa cajuína tem que ser valorizada, assim como todos os produtos derivados do caju. Hoje nós temos mais de 30 mil pessoas trabalhando com o caju no estado do Piauí. Nós juntos, podemos mostrar a força do estado na produção de alimentos. No período da pandemia, aumentou o consumo de cajuína em mais de 30%, então hoje a nossa produção não consegue abastecer o estado. Por isso, com esse evento queremos fortalecer o pequeno produtor para que ele possa produzir mais e com mais qualidade. Estamos aqui contando com o incentivo e o poder do Governo para nos incentivar e assim nos unirmos mais para deixar a cajucultura cada vez mais forte no Piauí“, ressaltou Lenildo.

Um grande impulsionador para alavancar a produção deste produto no estado é a liberação de crédito assistido e orientado para as cooperativas e empreendedores da bebida no Piauí. “Nós temos certeza que existe mercado para cajuína tanto em todo o Brasil, quanto no exterior. Com a tecnologia, essa produção poderá ser alavancada. É necessário crédito, assistência técnica, acesso a mercados, e nós estaremos à disposição para ajudar a fazer essas pontes. Essa união das cooperativas é algo muito importante, que acreditamos muito. Com essa organização básica, a aquisição do selo, nós vamos sim poder avançar com o crédito orientado e assim gerar emprego, e aumentar a renda para todos“, frisou Feliphe Araújo, diretor-presidente da Piauí Fomento.

Em todo o Estado, mais de 3 mil estabelecimentos produzem cajuína, porém, apenas 11 deles conseguiram registro no Ministério da Agricultura e Pecuária, por terem maior estruturação. “Nós queremos fazer mais gente no setor produtivo. Queremos que os 11 certificados se tornem ainda maiores, e os que ainda não possuem a certificação possam adquiri-la. Temos potencial para colocar a cajuína na merenda escolar, e é para isso que estamos correndo atrás. Trouxemos muito conhecimento sobre o processo da importância sanitária e de regulamentação do produto neste fórum“, explicou João Rodrigues, diretor-geral da Adapi.

Ernando Cardoso, gerente de inspeção vegetal da Adapi, abordou no fórum a palestra “Requisitos exigidos para o registro de estabelecimentos e de produtos agroindustriais junto ao Mapa“. Além disso, também participou de uma mesa redonda com outras autoridades, e na oportunidade respondeu às dúvidas de participantes produtores e apaixonados pela bebida, que estavam presentes no evento. “Nós da Adapi estamos pleiteando a adesão de equivalência, ou seja, pegar os serviços do Ministério para o estado executar essa inspeção. Com isso, teremos mais estrutura e vamos estar mais próximos do produtor. Dessa forma, os processos administrativos com relação ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi – POA) serão desenrolados com maior rapidez. Todos irão ganhar”, concluiu o gerente.

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710