INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
COMUNICADO TÉCNICO: CASOS DE CLOSTRIDIOSES EM PICOS.
30/08/2023 - 11:47  
  
Twitter 
Google+ 

A SADA/ADAPI vem por meio deste, comunicar à todos os criadores do estado do Piauí, que foi constatado que os recentes casos de mortalidade de bovinos na região de Picos, foram provocados por intoxicação de bactérias do gênero Clostridium. As referidas bactérias afetam bovinos e outras espécies animais, inclusive silvestres, provocando alta mortalidade devido intoxicação, variando a gravidade a depender da quantidade de toxina ingerida por cada indivíduo animal.

As doenças causadas pelas bactérias do gênero Clostridium, classificadas como Clostridioses, provocam morte súbita, sintomatologia nervosa, como paralisia de membros, queda dos quartos, apatia para comer ou beber, levando o animal rapidamente a um estado extrema debilidade.

Foto_30082023_110822

A SADA/ADAPI alerta aos criadores para que, constatando-se qualquer sintoma mencionado ou semelhante, entre imediatamente em contato com a Adapi pelos canais oficiais, a fim de que possa ser iniciada investigação epidemiológica do caso, mediante supervisão do fiscal sanitário e da avaliação do médico veterinário agropecuário da Adapi. A notificação dos casos é extremamente importante para o controle da doença, evitando maiores prejuízos, uma vez que trata-se de doença de alta mortalidade, podendo provocar sérios prejuízos para toda a cadeia produtiva do estado, sobretudo na bovino, ovino, caprinocultura.

Dito isto, a ADAPI orienta, ainda, quanto a destinação de carcaças de animais, de quaisquer espécies, inclusive silvestres, em observância ao período de estiagem, onde há uma alta na mortalidade animal, devido à escassez hídrica e alimentar, sendo recorrente a presença de animais mortos expostos nas propriedades e arredores, contaminando o solo e o pasto. Essas carcaças devem ser incineradas e posteriormente enterradas, evitando o contato destas com animais sadios, especialmente os ruminantes.

Recomendamos, por fim, que seja feita a mineralização dos rebanhos, evitando a deficiência nutricional, novamente em observância ao período de escassez, onde o solo e os pastos tendem a sofrer uma redução de sais minerais, levando o rebanho a procurar outras fontes de nutrição, como as carcaças já mencionadas, uma vez que essas estejam expostas no ambiente. Ao consumirem essas carcaças contaminadas pelas toxinas das bactérias Clostridium, os animais são infectados. O mais importante, no entanto, é a vacinação dos animais contra Clostridioses. A vacinação deve ser feita de imediato e reforçada com 30 dias. Após esse período inicial, a vacinação deve ser refeita anualmente.

 

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710