Adapi participa de reunião sobre futura instalação de insdústria de latcínios em Cristino Castro
15/09/2023 - 13:23

O projeto será integrado para desenvolver a cadeia leitera
Dia 13/09 o Diretor Geral da Adapi, João Rodrigues, participou de reunião sobre um projeto de implantação de um laticínio em Cristino Castro, para atender os produtores do médio Gurguéia.

A reunião ocorreu na sede da Investe Piauí e contou com a presença de representantes da Semar, Adapi e Piauí Fomento.
O Grupo industrial idealizador é composto por 3 investidores, Afonso Rodrigues Júnior, José Antônio e Lúcio Flávio.
O grupo pretende construir um laticínio com capacidade inicial de 100 mil litros/dia, podendo chegar a 300 mil.

“A intenção é incentivar os pequenos produtores da região a produzirem leite. Para isso o Grupo está disposto a investir nos pequenos produtores” declarou Gladstone, advogado representante do grupo aqui no Piauí.
Aliado a isso o grupo já vem buscando parceria com a Universidade Federal, Campus de Bom Jesus, bem como com as prefeituras das cidades que ficam próximas à Fazenda.

A atual gestão do governo do Estado vem dando total suporte ao projeto através da Investe Piauí, mas a reunião vem demonstrar o quanto a gestão é preocupada com a integração doa órgãos para dar celeridade a esse projeto que transformará a indústria leitera da região, afirmou animado Gladstone.
Investidores

As Fazendas Reunidas Portugal,  contam com 4 áreas que somam mais de 12.500 hectares, produzindo grãos, em sistema de pivô central, todas na cidade de Cristino Castro e são proprietários também da Vialat, indústria de laticínios de queijos finos, instalada em Minas Gerais.

A ideia é formatar uma produção integrada, onde os pequenos produtores serão incentivados a fabricar o leite com compra garantida pelo laticínio, com o suporte necessário para a sustentabilidade da produção e a reunião serviu para as tratativas sobre o que será preciso para ajudar os pequenos produtores e quais às necessidades para o início das atividades do laticínio.
Certificação

"A Adapi veio para assegurar que a planta industrial seja acompanhada desde o início, de forma que possamos adiantar processos de certificação do selo de inspeção estadual (SIE) e adesão ao SISBI POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal)
 da indústria, não tendo atrasos para inauguração. A Sada através da Adapi vem garantir total suporte para que o projeto seja estabelecido e que a produção atenda todos os requisitos sanitários exigidos" declarou João Rodrigues.

"Esse projeto casa perfeitamente com a ideia de desenvolvimento da agropecuária do estado e se liga com, por exemplo, o mais genética, programa de melhoramento genético dos nossos rebanhos para melhorar a produção de carne e leite, colaborando para maior produção por vaca e maior renda para ao produtores" declarou Fabio Abreu, Secretário da Sada.

A próxima etapa do projeto segue com uma reunião com a secretaria de assistência técnica e defesa agropecuária, comandada por Fábio Abreu, em data a ser agendada com brevidade.