INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Adapi se reuni para parcerias na II Semana Estadual de uso correto e seguro de agrotóxicos
18/09/2023 - 19:23  
  
Twitter 
Google+ 
Ozael David apresentando resultados da I Semana

Na manhã da última quinta-feira, 14/09, estiveram reunidos na sede do CREA-PI (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) representantes da Adapi, Diretor Geral João Rodrigues, Diretora Técnico Operacional Alexsandra Carvalho, Gerente de Defesa Vegetal Ozael David e do Coordenador do Controle de agrotóxicos Olavo Castelo Branco, CREA-PI, Assessor Josevaldo Nascimento, MPPI (Ministério Público do Piauí) através da Advogada Áurea Emília, Sada (Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária) através do Engenheiro Agrônomo Gilberto Santiago, Instituto Federal campus José de Freitas pelo professor Antônio Galvão, Uespi (Universidade Estadual do Paiuí) pelos professores Luis Gonzaga e Cícero Nicolini, ACAPI (Associação do Comércio Agropecuário do Paiuí) pelo Gerente Jorge Aguiar e Ministério do Trabalho e Apiest (Associação Piauiense dos Engenheiros de Segurança do Trabalho) através do engenheiro Claudimar Leal.

Na ocasião o Gerente de Defesa Vegetal da Adapi, Ozael David, deu o panorama dos números da I Semana Estadual do Uso Correto e Seguro de Agrotóxicos, realizada em Abril, sua importância para sociedade e produtores rurais e como se deu a logística para que o evento ocorresse

Na nossa primeira edição, realizada somente pela Adapi, conseguimos chegar com informações de qualidade a 78 municípios do estado (cerca de 35% dos 224 municípios), com cerca de 2500 pessoas impactadas, desde leigos, secretários a produtores e estudantes, um número muito bom e que demonstra ser um assunto sensível a população de forma geral, relembrou Ozael David, Fiscal e Gerente de Defesa Vegetal da Adapi.

Agradecemos demais a adesão de todos os órgãos presentes, em especial o MPPI, mas lamentamos a ausência de alguns como APPM (Associação dos Municípios Piauienses), Secretaria de Saúde e Seduc (Secretaria de Educação) por exemplo. Essa união de forças irá colaborar muito com a qualidade da informação que será repassada e com o total de pessoas e municípios que serão impactados, tanto na zona rural como urbana, declarou Olavo Castelo Branco, Fiscal e Coordenador do Controle de Agrotóxicos da Adapi.

Segundo o Ozael David, a meta é ter uma aumento de aproximadamente 40% no número de palestras e de municípios e com parcerias dos Institutos Federais e UESPI, agregar mais informações como controle alternativo e biológico em alguns dos Campus das instituições e agregar práticas como de calibragem de equipamento e cuidados obrigatórios pela NR31 com apoio da Sada e Apiest.

Vamos acelerar e estreitar a comunicação com demais órgãos importantes nesse projeto que leva informações importantíssimas não só ao homem do campo, mas a toda a sociedade, demonstrando como a fiscalização acontece, deveres dos agricultores, responsáveis técnicos e consumidores, melhorando uso dos produtos químicos e garantindo mais qualidade ao que vem do campo, afirmou Secretário da Sada Fábio Abreu.

Além da programação educacional, a Acapi se comprometeu em viabilizar uma coleta itinerante de embalagens de vazias de agrotóxicos em locais chaves, reativando uma ação que ficou comprometida no período da pandemia. A Acapi tem esse papel de recolhimento e está dentro da margem nacional de reciclagem de mais de 90% de todas as embalagens vazias de agrotóxicos comercializadas, o que evita um passivo ambiental perigo. Vamos alavancar esse dado e trabalhar para recuperar esse tempo perdido, Jorge Aguiar, gerente da Acapi.

O ministério público encerrou as considerações se solidarizando em apoiar que o evento ocorra em vários outros municípios, colaborando para executar a ponte de contato com as prefeituras e sugeriu a criação de um fórum sobre o assunto, fato que ocorre em outros estados mas ainda não se abriu discussão aqui. “. Levando em consideração a produção agrícola do nosso estado e o uso considerável de agrotóxicos e os números pequenos de contaminação de pessoas pela rede de saúde de forma oficial, pode haver uma subnotificação, precisamos discutir isso outras coisas”, questionou Dra Áurea Madruga, representante o MPPI.

A Adapi em breve irá reunir outras entidades para formar mais parcerias e pretende realizar, mais uma vez de forma bem descentralizada, a II semana estadual de uso correto e seguro de agrotóxicos na segunda quinzena de novembro desse ano.

Assessoria Adapi
Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710