Adapi se reuni para parcerias na II Semana Estadual de uso correto e seguro de agrotóxicos
18/09/2023 - 19:23

Ozael David apresentando resultados da I Semana

Na manhã da última quinta-feira, 14/09, estiveram reunidos na sede do CREA-PI (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) representantes da Adapi, Diretor Geral João Rodrigues, Diretora Técnico Operacional Alexsandra Carvalho, Gerente de Defesa Vegetal Ozael David e do Coordenador do Controle de agrotóxicos Olavo Castelo Branco, CREA-PI, Assessor Josevaldo Nascimento, MPPI (Ministério Público do Piauí) através da Advogada Áurea Emília, Sada (Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária) através do Engenheiro Agrônomo Gilberto Santiago, Instituto Federal campus José de Freitas pelo professor Antônio Galvão, Uespi (Universidade Estadual do Paiuí) pelos professores Luis Gonzaga e Cícero Nicolini, ACAPI (Associação do Comércio Agropecuário do Paiuí) pelo Gerente Jorge Aguiar e Ministério do Trabalho e Apiest (Associação Piauiense dos Engenheiros de Segurança do Trabalho) através do engenheiro Claudimar Leal.

Na ocasião o Gerente de Defesa Vegetal da Adapi, Ozael David, deu o panorama dos números da I Semana Estadual do Uso Correto e Seguro de Agrotóxicos, realizada em Abril, sua importância para sociedade e produtores rurais e como se deu a logística para que o evento ocorresse

Na nossa primeira edição, realizada somente pela Adapi, conseguimos chegar com informações de qualidade a 78 municípios do estado (cerca de 35% dos 224 municípios), com cerca de 2500 pessoas impactadas, desde leigos, secretários a produtores e estudantes, um número muito bom e que demonstra ser um assunto sensível a população de forma geral, relembrou Ozael David, Fiscal e Gerente de Defesa Vegetal da Adapi.

Agradecemos demais a adesão de todos os órgãos presentes, em especial o MPPI, mas lamentamos a ausência de alguns como APPM (Associação dos Municípios Piauienses), Secretaria de Saúde e Seduc (Secretaria de Educação) por exemplo. Essa união de forças irá colaborar muito com a qualidade da informação que será repassada e com o total de pessoas e municípios que serão impactados, tanto na zona rural como urbana, declarou Olavo Castelo Branco, Fiscal e Coordenador do Controle de Agrotóxicos da Adapi.

Segundo o Ozael David, a meta é ter uma aumento de aproximadamente 40% no número de palestras e de municípios e com parcerias dos Institutos Federais e UESPI, agregar mais informações como controle alternativo e biológico em alguns dos Campus das instituições e agregar práticas como de calibragem de equipamento e cuidados obrigatórios pela NR31 com apoio da Sada e Apiest.

Vamos acelerar e estreitar a comunicação com demais órgãos importantes nesse projeto que leva informações importantíssimas não só ao homem do campo, mas a toda a sociedade, demonstrando como a fiscalização acontece, deveres dos agricultores, responsáveis técnicos e consumidores, melhorando uso dos produtos químicos e garantindo mais qualidade ao que vem do campo, afirmou Secretário da Sada Fábio Abreu.

Além da programação educacional, a Acapi se comprometeu em viabilizar uma coleta itinerante de embalagens de vazias de agrotóxicos em locais chaves, reativando uma ação que ficou comprometida no período da pandemia. A Acapi tem esse papel de recolhimento e está dentro da margem nacional de reciclagem de mais de 90% de todas as embalagens vazias de agrotóxicos comercializadas, o que evita um passivo ambiental perigo. Vamos alavancar esse dado e trabalhar para recuperar esse tempo perdido, Jorge Aguiar, gerente da Acapi.

O ministério público encerrou as considerações se solidarizando em apoiar que o evento ocorra em vários outros municípios, colaborando para executar a ponte de contato com as prefeituras e sugeriu a criação de um fórum sobre o assunto, fato que ocorre em outros estados mas ainda não se abriu discussão aqui. “. Levando em consideração a produção agrícola do nosso estado e o uso considerável de agrotóxicos e os números pequenos de contaminação de pessoas pela rede de saúde de forma oficial, pode haver uma subnotificação, precisamos discutir isso outras coisas”, questionou Dra Áurea Madruga, representante o MPPI.

A Adapi em breve irá reunir outras entidades para formar mais parcerias e pretende realizar, mais uma vez de forma bem descentralizada, a II semana estadual de uso correto e seguro de agrotóxicos na segunda quinzena de novembro desse ano.

Assessoria Adapi