Adapi encerra ciclo de palestras no Colégio Técnico de Teresina
19/09/2023 - 12:18

Na segunda-feira, 18/09, a Sada - Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, através da Adapi, encerrou um ciclo de palestras sobre técnicas na área vegetal, realizadas por três semanas, sempre às segundas-feiras, atendendo um pedido do Professor Antônio Junior para a cadeira de Defesa Vegetal, da grade curricular do Curso Técnico em Agropecuária.

Foram abordados os temas de Pragas Quarentenárias Presentes e sua fiscalização, Controle de Agrotóxicos no Estado, Fiscalização de Produtos de Origem Vegetal e Classificação Vegetal com muita curiosidade dos cerca de 60 alunos integrantes de 2 turmas.

Foto_19092023_120910

As palestras ocorreram dentro o horário da disciplina no auditório do Colégio Técnico, localizado dentro da Universidade Federal do Piauí.

O compromisso da Adapi, além de garantir a saúde vegetal, é de levar informação e contribuir na formação de profissionais mais atuantes e conhecedores da fiscalização agropecuária. “Temos um grande déficit desse tipo de informação em cursos de nível médio e superior nacionalmente e estamos aqui quebrando esse paradigma”. Olavo Castelo Brando, Coordenador do Controle de Agrotóxicos.

“Nosso papel enquanto instituição de ensino é trazer profissionais experientes, para tratar de assuntos relevantes na formação dos alunos, ativando a curiosidade e fazendo com que eles conheçam mais do mercado de trabalho. Foi uma experiência sem igual e já vamos trabalhar uma versão melhorada para o próximo semestre”, afirmou Antônio Júnior, Professor do CTT.

“Nessa última segunda-feira, o encerramento contou com apresentação dos equipamentos usados na classificação vegetal, gerando um interesse para, no futuro, falarmos exclusivamente sobre o assunto com as turmas presentes. Estamos de portas abertas para ajudar no desenvolvimento desses profissionais, com muita prática e conhecimento”, destacou Olivon Leal, coordenador de classificação vegetal.

Foto_19092023_120910

A coordenação de Educação Sanitária da Adapi, afirma que vários projetos semelhantes estão em desenvolvimento, ainda para esse ano. Qualquer órgão ou associação interessados em levar informações sobre defesa agropecuária para comunidade, pode procurar a Adapi e solicitar uma ação de educação