INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Sada/Adapi realiza I Seminário sobre fiscalização de eventos pecuários por médicos veterinários
28/09/2023 - 09:48  
  
Twitter 
Google+ 
Certificado é pré-requisito para credenciamento
Na manhã do dia 27, no auditório do Senar/PI, foi realizado o I seminário sobre fiscalização de eventos por médicos veterinários privados. Na abertura discursaram o anfitrião do espaço, Diego Paz, superintendente do Senar, João Rodrigues, Diretor Geral da Adapi e o Secretário da Sada (Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária) Fábio Abreu.

Na sequência, Dr .Acyr Lago, procurador do Conselho de Medicina Veterinária do Piauí (CRMV-PI), falou dos direitos e deveres do profissional médico veterinário como responsável técnico em várias situações e dos perigos e punições que incorrem na falta de atenção do RT sem contrato.

João Fernando, coordenador de eventos pecuários da Adapi, falou sobre o credenciamento de Médico Veterinário Responsável Técnico por eventos com aglomerações de animais, onde mostrou as legislações existentes sobre o tema, tanto à nível federal como de outros estados. O fiscal também discorreu sobre as recomendações do MAPA em relação aos RTs em eventos, assim como apresentou a portaria nº 15.204-52/2018 - Adapi, que trata sobre o tema em nosso Estado. Na oportunidade foi tratado também sobre a contribuição desta portaria à sociedade e aos profissionais da Medicina Veterinária.

"A Adapi continuará participando dos eventos por meio de auditorias aos RTs e realizando ações de fiscalizações volantes, fortalecendo assim o controle do trânsito de animais em torno dos locais de realização de eventos", pontuou João Fernando.

A Adapi ficará ainda com a responsabilidade de receber por meio de suas Usavs,  toda a documentação relativa ao cadastramento do evento, cabendo ao Médico Veterinário RT as funções de controle da entrada dos animais, inspeção clínica, emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal) de saída do evento e confecção e envio à Adapi dos relatórios de fiscalização do evento.

Coube a Gerente de Trânsito, médica veterinária e fiscal estadual agropecuário Daniela Rabêlo, encerrar o evento. Ela esclareceu os detalhes da emissão de GTAs pelos RTs que forem habilitados com os detalhes de que espécie poderão emitir o documento para fora do Estado, por exemplo, e que o sistema eletrônico da agência (Sidapi) só ficará aberto ao responsável até 24 horas após o evento, dentre muitos outros detalhes sobre o trânsito.

"Essas medidas atendem critérios do Mapa para segurança e controle de disseminação de doenças pelo serviço veterinário oficial e evitar fraudes na emissão da documentação no sistema", afirmou Daniela.

Vale ressaltar que o seminário foi de orientação aos Médicos Veterinários sobre como irá ocorrer  a aplicação da portaria, direitos e deveres e o certificado de participação é a porta de entrada para poder realizar o treinamento de habilitação.

"O profissional irá se dirigir a Adapi mais próxima de sua região, com o certificado de participação do seminário, e solicitar o treinamento específico com o Fiscal Médico Veterinário da Adapi. Após atender os critérios e receber a aprovação, será encaminhada a documentação para o Mapa que dará a chancela e publicará em Diário Oficial o credenciamento do profissional" alertou João Rodrigues.

As próximas edições do seminário serão realizadas na capital e no interior em momentos a serem divulgados para inscrição dos interessados, para isso é preciso ficar atento as rede sociais da Adapi e seu site oficial www.adapi.pi.gov.br.
Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710