INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Nota Técnica sobre inseto que vem atacando na região de Pio IX
30/10/2023 - 09:35  
  
Twitter 
Google+ 
Espécie foi identificada como Liogenys pilosipennis.

A ADAPI vem informar que coletou e enviou para identificação, por taxonomista da Universidade Federal Rural de Pernambuco, espécimes do inseto que está atacando plantações de caju e outras plantas no município de Pio IX dia 16/10/2023.

Os espécimes foram identificados pelo Dr. Paschoal Coelho Grossi, professor adjunto do Departamento de Agronomia da UFRPE, profissional com experiência na área de Biologia, com ênfase em Taxonomia dos grupos recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Entomologia, Insecta, Coleoptera, Scarabaeoidea, Lucanidae, Dynastinae, Rutelinae, Melolonthinae, Scarabaeinae, Ochodaeidae, incluindo as suas formas imaturas através de coletas e/ou criações em laboratório.

Inicialmente o inseto foi identificado como sendo do gênero Liogenys devido às características morfológicas do gênero e comparação com a coleção de referência da UFRPE, CERPE e, após o estudo mais minucioso do material, através de dissecções e montagem padrão para este grupo de besouros, consultamos as referências bibliográficas atuais e disponíveis, onde o principal trabalho consultado foi o de Cherman & Almeida (2015) o que levou, após as comparações e análises das características, na identificação da espécie em questão como sendo Liogenys pilosipennis Moser.

Este está sendo o primeiro registro da espécie atacando o cajueiro, bem como outras espécies frutíferas e não frutíferas, não havendo assim produtos químicos recomendados para o seu controle, sendo a única alternativa viável e legal para controle a coleta massal através de armadilhas luminosas a fim de reduzir as populações locais desta espécie.

A Adapi, SADA, Embrapa Meio Norte e Superintendência Federal Agricultura e Pecuária (SFA/PI) continuam em busca de outras soluções, estudos e maneiras de controle e assistência técnica para os produtores da região afetada, bem como traçando estratégias para monitoramento do seu comportamento nas demais regiões produtoras de caju e polos frutíferos do Estado.

Pedimos que ao menor sinal de aparecimento dessa ou de qualquer outra praga exótica ou já de conhecimento, mas com descontrole populacional aparente, procurar um dos escritórios da SADA/Adapi o mais rápido possível para a tomada das medidas necessárias.

Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Universidade Federal Rural de Pernambuco           


Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710