INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
ADAPI publica Portaria instituindo protocolo para notificação de zoonoses
12/11/2023 - 09:26  
  
Twitter 
Google+ 
Zoonoses são importantes na saúde de todos

A ADAPI atua na vigilância das doenças de notificação obrigatória que são de interesse para a Defesa Sanitária Animal. A lista dessas doenças é estabelecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) através da Instrução Normativa nº 50/2013-MAPA e Portaria nº 19/2015 do Ministério da Pesca e Aquicultura.

A notificação imediata de ocorrências à ADAPI é de fundamental importância para a proteção da pecuária nacional e da saúde pública. Muitas doenças podem causar sérios impactos na produção animal e na saúde humana, tal como as zoonoses, que são aquelas doenças que podem ser transmitidas de animais para humanos ou de humanos para os animais. 

O Diretor Geral da ADAPI, João Rodrigues Filho, instituiu através da Portaria nº 134 de 30/10/2023 o protocolo formal para notificação da ocorrência de doenças zoonóticas entre o serviço de saúde animal (ADAPI) e o Sistema Único de Saúde (SUS), representado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) e Secretarias Municipais de Saúde.

A referida Portaria objetiva que o protocolo para notificação promova o diagnóstico rápido e a pronta reação no atendimento de ocorrências, a fim de impedir a disseminação e permitir o controle ou erradicação de zoonoses.

Lembramos que a notificação da suspeita ou ocorrência dessas doenças é obrigatória para qualquer cidadão ou produtor, bem como, para todo profissional que atue na área de Diagnóstico, Ensino ou Pesquisa em Saúde Animal e pode ser realizada presencialmente em uma das unidades de atendimento da SADA/ADAPI ou através dos seguintes canais:

ü  WhatsApp: (86) 99462-1644

ü  Site da ADAPI: http://www.adapi.pi.gov.br/contato.php

ü  Link do e-SISBRAVET disponível na BIO e site da ADAPI 

ü  Telefone: (86) 2222-1710

E-mail: epidemiologia@adapi.pi.gov.br
Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710