Ontem, dia 20/12, ocorreu uma reunião extraordinária na SADA com os membros do grupo gestor do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA) no Estado do Piauí.
A Reunião teve como objetivo avaliação dos avanços das ações no Estado visando a retirada da obrigatoriedade da vacinação contra a Febre Aftosa no ano de 2024 e, principalmente, a instituição de mecanismos de arrecadação do fundo indenizatório privado, uma das principais metas a serem cumpridas, dentro das exigências do DSA/SDA/MAPA, para que o Piauí se torne livre de Febre Aftosa sem vacinação.
Participaram da reunião, além dos membros do grupo gestor, representantes do setor produtivo, principalmente pecuaristas.
O cumprimento dessa meta do Fundo privado, de competência do setor produtivo, e de outras ações de competência do Serviço Veterinário Estadual que se encontram concluídas ou em andamento normal dentro do prazo, credenciará o Piauí a realizar sua última vacina no mês de Abril de 2024, onde toda a diretoria da Adapi, o secretário de assistência técnica e defesa agropecuária, Fábio Abreu e o governador do Estado, Rafael Fonteles, estão trabalhando diuturnamente para que isso aconteça.
Em março de 2024 o MAPA fará nova avaliação do Piauí para verificar o cumprimento das exigências estabelecidas e decidir sobre a suspensão da vacinação contra a febre aftosa no Estado do Piauí em maio de 2024.