Piauí avança para alcançar status livre da aftosa sem vacinação
05/03/2024 - 08:09

Estado fará a última campanha de imunização em abril.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou que o Piauí fará a última etapa de vacinação contra a febre aftosa em abril desse ano. A decisão confirma o avanço do estado piauiense na conquista da classificação sanitária de zona livre da doença sem vacinação.

“A suspensão da obrigatoriedade da imunização será um grande passo para o Piauí. Além de nos colocar próximo da certificação internacional essa é uma conquista para a saúde animal do nosso rebanho. Esse trabalho exigiu muito do corpo técnico da Adapi e começou com um desafio colocado pelo govenador Rafael Fonteles”, destacou o secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu.

No Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, formulado pelo Mapa, o Piauí está incluído no bloco III com os estados do Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Maranhão, que têm até 2027 para mudar de alterar o status sanitário em relação à doença. “Essa antecipação se deu por nossos bons índices de vacinação, criação do Fundo Privado de Desenvolvimento da Pecuária (FUNDEPEC) para o Piauí, redistribuir nosso corpo técnico para intensificar a fiscalização e vigilância em todo o território, entre outros esforços”, disse o gerente de Defesa Animal da Adapi.

O reconhecimento internacional da classificação sanitária é feito pela Organização Mundial de Saúde Animal e deve ocorrer 12 meses após a última campanha de vacinação, que deve ocorrer em maio de 2025. Por isso, a última imunização será antecipada no Piauí para abril desse ano, não ocorrendo em maio, como acontecia anualmente.

O diretor-geral da Adapi, João Rodrigues, destacou o trabalho dos servidores da Adapi para mais esse avanço. “Já trabalhamos nisso a um semestre e essa é uma luta da equipe da Adapi e de nossos parceiros que estão nas Usav’s, são eles que estão movimentando e dão dinâmica a esse trabalho que temos realizada. Graças a esses esforços, nosso pleito foi aceito pelo Mapa, e nós vamos antecipar a vacinação no Piauí. Isso implica em termos o reconhecimento de área livre sem vacinação”.

O secretário Fábio Abreu finaliza enfatizando a importância de se atingir os índices de vacinação nesta última etapa da campanha.

“É importante lembrar que em abril precisamos manter um grande índice de vacinação e que nosso trabalho agora será redobrado já que precisaremos cumprir uma série de outras medidas para garantir ao Ministério que temos uma estrutura confiável para atendimento à casos suspeitos”, finaliza o secretário Fábio Abreu.