Aftosa: Adapi desenvolve estratégias com veterinários e coordenadores regionais para última campanha
18/03/2024 - 11:41

Reunião do Diretor Geral com Distribuidoras de vacinas
Com o pleito do Piauí para que se torne um estado livre da aftosa sem vacinação, uma série de ações estão sendo desenvolvidas pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapi). Nesta sexta-feira (15), a Coordenação de Educação Sanitária da Adapi realizou uma reunião virtual com veterinários e coordenadores das Unidades de Saúde Animal e Vegetal (USAV) do interior, para determinar estratégias que devem ser adotadas na execução da última campanha de vacinação, que será realizada no estado de 1º a 30 de abril, sem prorrogação.

Elyne Dantas, coordenadora de Educação Sanitária, esclarece que as medidas tem como objetivo garantir o total cumprimento das determinações estipuladas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“Nessa reunião, nós delimitamos estratégias, no sentido de quais materiais vamos utilizar, de buscar apoio junto às instituições, Prefeituras, produtores rurais das regiões e sindicatos, nesse momento crucial. Buscar a conscientização de todos, para que trabalhem juntos e em consonância para a concretização desse passo importante, que é uma das etapas que precisamos passar para que possamos alcançar esse novo status sanitário que é tão importante para o estado do Piauí e para a economia do Brasil”, disse a coordenadora.

Abdias Último, coordenador da USAV de Jaicós, destacou a importância do engajamento de todas as regionais para o sucesso da campanha. “A participação de todos é crucial. Nós, que estamos na ponta, tratando diretamente com os produtores nos municípios, iremos ampliar a divulgação da campanha em nossas regiões, uma vez que ela será curta e, precisamos do empenho de cada um para auferir bons resultados de cobertura vacinal. Dessa forma, iremos intensificar e conclamar os criadores para que compareçam e vacinem o rebanho dentro do prazo. Nós, coordenadores, iremos receber cartilhas e informativos para que possamos difundir e repassar informações importantes para o criador”.

Na mesma data, foi realizada uma reunião com os distribuidores de vacinas contra a febre aftosa. Entre as pautas discutidas, estão a disponibilidade das vacinas, que serão comercializadas a partir de 1º de abril, e os cuidados para evitar o desabastecimento do imunizante nas lojas dos municípios e estado.

“Ficamos felizes em participar e contribuir com esse momento. Nós, como empresa distribuidora da vacina, assumimos o compromisso de ajudar no sucesso desta campanha, fortalecendo a parceria com a Adapi, no intuito de fortalecer o setor agropecuário do nosso estado”, afirmou Aline Monteiro médica veterinária da empresa Teresina Agrícola.

Além do Piauí, os estados da Bahia, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe, Amazonas, Amapá, também realizam em abril a última etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa.