INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Adapi a um passo de certificar cajuína
08/04/2024 - 09:32  
  
Twitter 
Google+ 
Cajuína, bebida piauiense
O Governo do Piauí publicou o decreto de nº 22.862, de 27 de março de 2024, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), que regulamenta a lei de inspeção vegetal. O documento dispõe sobre as normas da inspeção sanitária e industrial de produtos e nos estabelecimentos que processam produtos de origem vegetal, para a integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sisbi-POV).

"Já estávamos aguardando a algum tempo a publicação desse decreto, pois ele nos permite dar andamento às nossas demandas junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal”, explicou Ernando Moura, Gerente de Inspeção e Classificação Vegetal. 

Com o decreto em vigor, o próximo passo é o encaminhamento da legislação para análise do setor competente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para que a Adapi consiga a adesão e equivalência para a inspeção vegetal, que hoje é realizada pelo Mapa. Absorvendo essa competência, a agência poderá trabalhar em cima do primeiro produto, que é a cajuína.

"Estamos muito otimistas, até por sermos o primeiro estado da federação a encaminhar o programa de trabalho visando a adesão ao Sisb-POV. Com isso, poderemos atuar na inspeção vegetal, que até o momento é uma ação executada a nível federal. Sendo aprovado, a cajuína será a primeira que passará por esse processo ainda esse ano, e mais à frente, iremos trabalhar em outras bebidas e produtos como polpa de fruta e bebidas alcoólicas, por exemplo”, frisou João Rodrigues, Diretor Geral da Adapi.

O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, destaca a importância do serviço, ressaltando as oportunidades para a expansão do mercado para os produtores.
 
"Com isso os produtores e empresários ganharão em agilidade de processos graças a nossa capilaridade através de escritórios em praticamente 70% dos municípios do estado e, com o selo Sisbi-POV, poderão comercializar seu produto em todo o Brasil, tendo oportunidades de aumentar produção, gerando mais emprego e renda" completou o gestor. 


Entenda
O Sisbi-POV é um importante instrumento de governança das fiscalizações e inspeções realizadas em produtos de origem vegetal e tem por objetivo padronizar, harmonizar e ampliar os procedimentos de inspeção em todo país para melhorar o controle da qualidade e da segurança desses produtos. A adesão é voluntária e destinada aos estados, ao Distrito Federal, aos municípios e consórcios municipais.

De acordo com o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa, o sistema facilita a adesão dos estados e municípios e, com isso, contribui para a oferta de alimentos seguros aos consumidores por meio de uma maior capilaridade das ações de inspeção e fiscalização. Além de aumentar a inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado formal, reduzindo a clandestinidade e incentivando o desenvolvimento da produção e dos comércios locais e regionais de produtos vegetais.
Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710