INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Aftosa: vacinação assistida será realizada em quase 600 propriedades
11/04/2024 - 13:46  
  
Twitter 
Google+ 
Meta é vacinar 100 do rebanho bovino e bubalino
O serviço é realizado pela ADAPI em propriedades rurais de maior risco para a doença

Cerca de 600 propriedades rurais contarão com o serviço de vacinação assistida ou fiscalizada na última Campanha de Imunização Contra a Febre Aftosa no Piauí. O serviço é realizado por técnicos do Serviço Veterinário Oficial (SVO) da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), consiste no acompanhamento da aplicação dos imunizantes em todo ou em parte do rebanho de bovinos e bubalinos os estabelecimentos rurais selecionados. 

“Na vacinação assistida nossos técnicos acompanham a imunização do início ao fim. Através desse trabalho demonstramos na prática como deve ser feita a aplicação da vacina, além de garantirmos que a imunização foi realizada da forma correta”, destaca Simone Lima, coordenadora do Programa Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa. 

A meta da ADAPI é realizar o serviço em 1% dos 59.410 das propriedades situadas no território piauiense até o dia 30 de abril, quando encerra o prazo da campanha. O critério prioritário de seleção são estabelecimentos com maior fluxo de entrada e saída de animais, além de propriedades situadas próximas à frigoríficos, matadouros, parques de vaquejada ou em estradas com grande movimentação de transporte de animais. 

Prazo improrrogável

A partir de 1º de maio de 2024, o Piauí será considerado zona livre da aftosa sem vacinação com reconhecimento nacional, o que impede qualquer imunização contra a doença em animais em nosso território. Por isso, Simone Lima destaca que não há possibilidade de prorrogar o prazo nessa última etapa. “Nosso grande desafio é alcançar uma excelente cobertura até o dia 30 de abril. Os nossos produtores precisam saber que diferente de outras campanhas, nessa não poderemos dar um prazo maior”. 

O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, lembra a importância histórica do avanço da classificação sanitária do Piauí em relação a febre aftosa e lembra que até 2025 o trabalho será de grande esforço para que o Estado obtenha o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). “Atingir um bom percentual de cobertura é um passo dessa trajetória. Durante todo esse ano teremos que cumprir uma série de outros critérios para que no próximo ano possamos ter o certificado internacional de zona livre da doença sem vacinação, ou seja, teremos um rebanho com qualidade para conquistar mercados fora do país”.
Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710