INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Adapi realiza reunião de apresentação a Investe Piauí
26/04/2024 - 10:26  
  
Twitter 
Google+ 
contou com participação de outros integrantes do órgão
Recentemente a Direção da ADAPI, juntamente com a Gerencia de Inspeção, realizaram uma reunião à Investe Piauí e tiveram uma conversa muito promissora com Laura Aquino Dias, Diretora Comercial do órgão.

A reunião foi de apresentação do trabalho de registro e regularização que a ADAPI tem feito junto aos estabelecimentos que produzem alimento de origem animal e vegetal.  Foi dado ênfase aos selos de Inspeção, que garantem qualidade dos produto ao consumidor e abrem portas do mercado estadual como é o caso do selo SIE (selo de inspeção estadual) e de outros estados com o selo  SISBI-POA do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), o SISBI-POV (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal) que o Piauí deverá ser o primeiro estado a aderir e o selo artesanal da gerência de classificação, fiscalização e inspeção vegetal da ADAPI.

"Nosso trabalho é garantir que os requisitos mínimos higiênico-sanitários que a lei exige sejam cumpridos, garantindo um produto sem risco de contaminação. Mas, além disso, o mercado precisa conhecer o produto, isso gera escala de produção, mais emprego, mais renda e desenvolvimento para o Piauí. É nesse ponto de busca de mercado que a Investe Piauí vai procurar ajudar na divulgação e propostas de venda dos produtos piauienses registrados no SIE. Na reunião foi apresentado alguns produtos que já temos registrados, além dos que estamos trabalhando para registar e andando de mãos juntas com a Investi Piauí para alavancar cada dia mais as certificações de produtos no estado" declarou João Rodrigues, Diretor Geral da Adapi.

"Temos grande desafios com a criação do nosso porto, principalmente com a questão da comercialização de peixes e derivados  e a Investe Piauí contribuirá na busca de mercado para esses produtos ao tempo que a ADAPI trabalhará na orientação de novos empreendimentos para que estes estejam preparados do ponto de vista estrutural e com condições higiênicos-sanitárias adequadas , proporcionando assim um caminho mais sólido e ágil na construção novas  plantas" detalhou Gerlan Vieira, Gerente de inspeção de produtos de origem animal.

"Com a adesão e equivalência que a ADAPI está pleiteando junto ao MAPA, esperamos desenvolver e expandir mais as cadeias produtivas do Piauí, especialmente a da cajucultura, uma vez que a nossa cajuína será o primeiro carro chefe da inspeção vegetal, o que implica maior número de estabelecimentos produtores registrados, já que temos somente 10 estabelecimento atualmente com registro no MAPA. Para isso, estamos aderindo ao SISBI POV, para dar mais agilidade ao registro que hoje é feito somente pelo ministério da agricultura e pecuária. Acreditamos que A Investe Piauí vem agregar na busca de novos mercados consumidores dessa nossa bebida, que é tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural do Brasil desde 2014", esclareceu Ernando Moura, gerente de classificação, fiscalização e inspeção vegetal da Adapi.
Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710