Na manhã do dia 03 de maio, o diretor geral da Adapi João Rodrigues, representantes da Laticínio Vale do Gurguéia José Antônio e Marcos, representante da secretaria da fazenda do estado, Laura Aquino, diretora comercial da Investe Piauí e o prefeito de Cristino Castro, sr Felipe Dias estiveram reunidos na sede da Investe Piauí.
A finalidade da reunião foi de alinhar os papéis de cada órgão na abertura do empreendimento da Via Láctea.
"Cabe a Adapi dar toda o apoio na questão da certificação da planta industrial durante a instalação, fazendo com que ela abra dentro de todos os padrões exigidos em lei além de fiscalizar e incentivar a parte da vacinação da brucelose, que já está com índices elevados, mas aumejamos chegar ao que o MAPA exige que é o mínimo de 80% de rebanho vacinado. Para isso montaremos um termo de cooperação técnica com a prefeitura, encrementando nosso banco de dados e busca ativa do rebanho", esclareceu João Rodrigues.
Zoonose
A brucelose é uma zoonose que tem vacinação obrigatória do rebanho bovino de 3 a 8 meses de idade uma vez na vida, fiscalizado pela Adapi durante todo o ano.
Esse controle é essencial pois o leite pode ser contaminado pela bactéria e inviabilizar o comércio e processamento do leite, matéria prima do empreendimento que está se estabelecendo na região.