A Adapi acaba de receber equipamentos de informática, sendo 22 notebooks e 22 Tablets através do convênio Mapa/Adapi n° 954498/2023 para auxiliar na execução das ações de vigilância e prevenção contra a Influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no território piauiense, além de mais um veículo e 20 rádios comunicadores para intensificação das ações de fiscalização do trânsito de animais, vegetais, produtos e subprodutos, via convênio Mapa/Adapi n° 922330/2021, que tem como objeto a estruturação do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), sendo que 4 caminhonetes foram entregues anteriormente e estão em plena atividade fiscal.
A Sada/Adapi, através do convênio da IAAP (Mapa/Adapi), adquiriu ainda materiais e insumos para o atendimento à suspeita de doenças e coleta de amostras em aves, que serão distribuídos em todas as Unidades de Sanidade Animal e Vegetal para proporcionar mais agilidade e precisão nos trabalhos específicos do programa estadual de sanidade avícola.
“Estamos trabalhando diuturnamente para melhorar as condições estruturais da Adapi visando a intensificação das ações de defesa agropecuária, um melhor atendimento aos criadores e população, assim como, melhorias nos ambientes de trabalho dos servidores” declara Fábio Abreu, Secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária.
“Nossas ações de vigilância são constantes e o Estado do Piauí não possui registro de casos para a influenza aviária, embora nosso litoral faça parte da rota de algumas aves migratórias. Com a chegada desses equipamentos e materiais teremos condições de realizar o pronto atendimento de suspeitas, incluindo a coleta e envio de amostras para um rápido diagnóstico. Essas ações contribuem para execução de uma defesa sanitária de excelência em nosso estado” relata Cecília Melo, coordenadora do programa estadual de vigilância epidemiológica da Adapi.
A doença
A influenza aviária é uma doença viral de distribuição mundial e com graves consequências ao comércio internacional de produtos avícolas. Afeta a maioria das aves domésticas e silvestres, especialmente as aquáticas (principais reservatórios).
Sinais
Os sinais clínicos incluem alta mortalidade, depressão intensa, sinais respiratórios (respiração pela boca, coriza nasal, espirros) e neurológicos (tremores, incoordenação), além de queda na postura e produção de ovos deformados.
Notificação
A notificação da suspeita ou ocorrência de doenças em aves pode ser realizada presencialmente em uma das unidades de atendimento da Sada/Adapi ou por diferentes vias de comunicação:
WhatsApp: (86) 99462-1644
Site da ADAPI: http://www.adapi.pi.gov.br/contato.php
Site do Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária - SISBRAVET: https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action
Telefone: (86) 2222-1710
E-mail: epidemiologia@adapi.pi.gov.br