INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Piauí prorroga decreto de emergência zoossanitária por peste suína clássica
14/06/2024 - 08:06  
  
Twitter 
Google+ 
Leitegada amamentando
O estado registrou 10 focos da doença em 2024. A Sada e a Adapi iniciaram, neste ano, a elaboração do plano estratégico de imunização.

O Governo do Piauí prorrogou, por mais 180 dias, o decreto de emergência zoossanitária contra a peste suína clássica - PSC em todo o território piauiense. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (13) e atende a um pedido da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), por conta do crescimento de notificações da doença no Estado.  

"O decreto facilita a adoção de medidas de erradicação dos focos de forma rápida, mobilizando também a aplicação de recursos financeiros no combate à doença", explica o secretário de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu.

De janeiro até agora, a Adapi contabiliza 10 focos da peste suína clássica, com 73 animais sacrificados. Os casos deste ano ocorreram nos municípios de São José do Divino, Capitão de Campos e Piripiri, todos localizados na região norte do Piauí. “Essa concentração de focos deve-se principalmente ao fato dessa região concentrar a maior densidade de rebanhos suínos do Piauí, além do sistema de criação ser extensivo, o que contribui para a disseminação do vírus entre animais e dificulta as ações de controle da doença”, explica o gerente de Defesa Animal da Adapi, Idílio Moura.

O Piauí está entre os sete estados do Nordeste considerados zona não livre para a PSC, indicando que na região ainda existe a circulação do vírus com adoecimento de animais. “O desafio do Governo Federal e SVEs [Serviço Veterinário Estadual]
é erradicar a doença no Norte e Nordeste do país, já que as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste já possuem certificado de zona livre da doença ”, disse Idílio, acrescentando que, na região Nordeste, apenas os estados da Bahia e Sergipe avançaram no status sanitário.

Vacinação do rebanho de suínos

A Sada e Adapi iniciaram neste ano a elaboração do plano estratégico de imunização dos animais piauienses. O projeto está sendo alinhado junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), SVEs e setor produtivo dos Estados do Piauí, Maranhão e Ceará.

“No próximo dia 26 de junho, teremos um novo encontro em Teresina com técnicos do Mapa e de estados como Maranhão e Ceará. Estamos construindo um plano de vacinação, após autorização do MAPA, e que atenda às suas estratégias e cenários possíveis. Com a implantação da vacinação no Piauí, pretendemos inicialmente controlar as  ocorrências de novos focos e posteriormente erradicar a PSC no Piauí ”, pontuou o secretário Fábio Abreu.

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-840 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710