INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Adapi institui Programa de Sanidade de Caprinos e Ovinos
17/06/2024 - 17:06  
  
Twitter 
Google+ 
Caprino apresentado na última Expoapi
Ação realizada através da Sada e Adapi estabelece normas para controle de doenças.

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), instituiu o Programa Estadual de Sanidade de Caprinos e Ovinos no Estado do Piauí (PESCO), através da Portaria n° 63 publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (17).

Com a instituição do programa, o Governo  do Estado estabelece normas e procedimentos para prevenção, controle e erradicação das principais doenças de notificação obrigatória que podem afetar os rebanhos caprinos e ovinos do estado. Com isso, haverá melhor controle sanitário, valorização do rebanho e fortalecimento da ovinocaprinocultura piauiense.

“Tendo em vista a importância da cadeia da ovinocaprinocultura no Piauí, que detém um dos maiores rebanhos do Brasil, considerando a potencialidade do setor de gerar renda e emprego para o homem do campo e também para fomentar a sanidade dos caprinos e ovinos, o programa vai favorecer um fortalecimento e valorização dessa cadeia produtiva, principalmente para exportação no comércio local e internacional. E foi isso que motivou a Adapi a instituir essa proposta que é de extrema importância para o setor”, explica José Assunção das Neves, coordenador do programa Estadual de Sanidade dos Caprinos e Ovinos (PESCO).

Ainda de acordo com o coordenador, com sanidade e o fortalecimento da cadeia produtiva piauiense, espera-se a atração de investimentos externos, com a implantação de agroindústrias e incremento do comércio.

Com o programa, as ações de fiscalização, inspeção, vigilância em estabelecimentos rurais, aglomeração de animais, fiscalização e controle do trânsito de animais e produtos, assim como a capacitação dos servidores e atividades de educação e comunicação em saúde animal serão reforçadas técnicos e fiscais da Adapi.

Compete ao setor produtivo e aos criadores o cadastramento das propriedades e rebanhos, comunicação de suspeita de doenças de notificação obrigatória à Adapi, além do transporte e comercialização dos animais somente com a Guia de Trânsito Animal (GTA).


Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-840 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710