No primeiro semestre de 2024, a ADAPI por meio da Gerência de Trânsito e com execução das Unidades Veterinárias Locais, realizaram 43 fiscalizações móveis no território piauiense.
As ações ocorreram em diversas vias do estado – PI’s e BR’s e contou com o apoio da Polícia Militar estadual e Polícia Rodoviária Federal, bem como apoio da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ), sendo as equipes de fiscalização da ADAPI formadas por médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos em agropecuária.
O objetivo das fiscalizações móveis é promover medidas de proteção sanitária, impedindo o ingresso e a difusão de doenças e pragas no transporte de animais, produtos e subprodutos de origem animal e vegetal, salvaguardando dessa forma a saúde pública, a sanidade animal e vegetal, assim como os interesses econômicos do estado.
Na abordagem das cargas, é solicitada a documentação sanitária afim de verificar se os produtos/animais transportados possuem a documentação que comprovem a sua origem e inocuidade, pois é essa documentação sanitária que garante que a carga não é clandestina e permite a rastreabilidade da mesma.